Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4429
Título: Aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na administração pública: o governo eletrônico como ferramenta de gestão do conhecimento
Autor(es): Pinheiro, Iury Alves dos Santos
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Governo eletrônico
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
Data do documento: 2023
Citação: PINHEIRO, Iury Alves dos Santos. Aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na administração pública: o governo eletrônico como ferramenta de gestão do conhecimento. 2023. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Em virtude das revoluções tecnológicas na sociedade contemporânea, a análise dos impactos gerados nos setores da sociedade, incluindo a administração pública, são fundamentais para o processo de modernização. Nesse sentido, destaca-se que as tecnologias da informação e comunicação têm desempenhado uma função cada vez mais relevante, o que possibilitou a criação do intitulado Governo eletrônico (e-Gov) e transformou a forma dos governos gerirem seus processos, de tal maneira que a Gestão do Conhecimento (GC) se torna fundamental nesse novo modelo governamental. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o governo eletrônico como ferramenta de facilitação para a GC na administração pública. Com o propósito de atender o objetivo geral, buscou-se identificar as principais ferramentas e técnicas da GC correlacionadas ao Governo Eletrônico, verificou-se os principais desafios enfrentados na implementação e uso das TIC’s na administração pública, relacionada ao Governo Eletrônico, para gerenciar e disseminar o conhecimento, sendo descrito a importância das TIC’s no processo de gestão de conhecimento na Administração Pública, além de Investigar e mensurar os principais estudos sobre a temática. O método utilizado foi o dedutivo, além de abordagens qualitativas e quantitativas, coletando e quantificando os dados relevantes. A pesquisa baseou-se em uma análise bibliométrica e revisão bibliográfica, com foco nas principais teorias sobre GC e suas relações com o governo eletrônico, na plataforma Web of Science, a fim de mensurar os índices das produções acadêmicas nessa temática. Dentre os resultados obtidos destacam-se: a ampliação da utilização do governo eletrônico, para a disseminação do conhecimento; o desenvolvimento de projetos de governo eletrônico; a baixa quantidade de estudos nessa temática nos últimos anos, principalmente em pesquisas que relacionam diretamente a gestão do conhecimento e o governo eletrônico. A partir da análise feita, conclui-se que a utilização das TIC’s, a implementação do governo eletrônico e a GC estão se tornando cada vez mais indispensáveis ao setor público.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4429
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia___Iury_Alves_dos_Santos_Pinheiro___201710175.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.