Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/443
Título: Contribuição para a modelagem e simulação do processo de lodos ativos em sistemas de tratamento de efluentes em simulador baseado em equações
Autor(es): Amaral, Cleber do
Palavras-chave: Tratamento de efluentes
Lodos ativados
Simulador EMSO
Data do documento: 2014
Citação: AMARAL, Cleber do.Contribuição para a modelagem e simulação do processo de lodos ativos em sistemas de tratamento de efluentes em simulador baseado em equações. 2014, 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: As indústrias de alimentos geram uma grande quantidade de resíduos líquidos e sólidos. Esses resíduos geram um potencial poluente por apresentarem uma porção de carga orgânica ele- vada, acarretando problemas de descarte final, necessitando assim de um tratamento prévio antes de serem lançados para os corpos receptores. O tratamento biológico por lodos ativados é um dos processos mais utilizados para o tratamento de efluentes domésticos e industriais caracterizados por contaminação de carga orgânica biodegradável e produtos nitrogenados. A legislação ambiental vem estipulando concentrações limites de descarte cada vez mais restritas, levando ao aprimoramento dos processos de tratamento de efluentes por lodos ativados e tornado crescente a necessidade da modelagem do processo. Devido ao tamanho e a complexidade de algumas plantas de tratamentos, a modelagem se mostra bastante viável e útil, pois se trata uma técnica não intrusiva, onde é possível se obter parâmetros e esti- mativas que contribuem para o aperfeiçoamento de pesquisas, para projetos de estação de tratamento, para otimização e treinamento operacional. Os modelos da família ASM têm sido aplicados em diversos softwares comerciais para modelagem e simulação do comportamento dinâmico de processos biológicos. Neste contexto, os objetivos deste trabalho foram, abordar o modelo ASM1, pois este, representa as reações biológicas que acontecem no interior do reator biológico, por ser amplamente utilizado e utilizar o simulador EMSO (Environment for Modeling, Simulation and Optimization), que é um software de alto desempenho, capaz de simular equipamentos ou processos que tenham sido modelados através de modelos matemáticos, criando uma interface gráfica amigável ao usuário.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. M.e Gerson Balbueno Bicca.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/443
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cleber do Amaral.pdfLeitura de dados1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.