Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/447
Título: Modelagem e simulação de evaporadores na industria de alimentos
Autor(es): Barbosa, Suellen Daiane
Palavras-chave: EMSO
Evaporadores - alimentos
Suco de laranja
Data do documento: 2014
Citação: Barbosa, Suellen D. Modelagem e simulação de evaporadores na industria de alimentos. 2014, 69 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.
Resumo: Os sistemas de evaporação são relativamente complexos para simular pois possuem inú- meras possibilidades de arranjos dos efeitos, como por exemplo o tipo de alimentação que pode ser frontal, reversa, mista ou paralela, e também pela possibilidade de adição de aces- sórios como compressores e termocompressores. O simulador utilizado neste trabalho foi o simulador de processos EMSO, que possui licença livre para universidades, é um simulador de fácil manipulação o que permite ao usuário realizar a simulação sem conhecimentos avançados na área de programação. Com os recursos de linguagem de programação ob- jeto orientada disponível no simulador, foi possível a realização das simulações através de modelos matemáticos de produtos alimentícios obtidos pela revisão bibliográfica. Este tra- balho teve por objetivo o aprimoramento da biblioteca de evaporadores voltados ao uso na engenharia de alimentos em um simulador de processos. Os modelos foram incorporados à biblioteca de modelos do simulador, e as simulações foram realizadas com um modelo de evaporador genérico. Para validação dos modelos implementados, várias simulações foram realizadas em vários sistemas de evaporação contendo desde um efeito até seis efeitos, com diferentes configurações nos fluxos de alimentação, analisando os parâmetros pré determinados para a produção de suco de laranja concentrado, como temperatura máxima para preservar suas qualidades e o teor de sólidos solúveis desejado ao final do processo de concentração. Os resultados encontrados foram satisfatórios permitindo ao usuário a fácil e rápida visualização dos principais parâmetros que influenciam no sistema de evaporação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. M.e Gerson Balbueno Bicca.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/447
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBOSA, Suellen D..pdfLeitura de dados5,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.