Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4503
Título: A internacionalização da língua portuguesa no Mercosul: uma abordagem sociolinguística
Autor(es): Woida, Pollyana
Palavras-chave: Sociolinguística
Política linguística
Língua portuguesa
Multiculturalismo
MERCOSUL
Data do documento: 2019
Citação: WOIDA, Pollyana. A internacionalização da língua portuguesa no Mercosul: uma abordagem sociolinguística. 2019. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: Desde 2008 uma nova política linguística foi adotada pelo Brasil com apelo à cultura brasileira, uma política silenciosa servindo aos interesses do Estado brasileiro para a promoção da Língua Portuguesa no cenário internacional (DINIZ, 2012). Para melhor entendimento desse quadro, propusemos compreender nesta pesquisa uma abordagem sociolinguística do processo de internacionalização da Língua Portuguesa, os conflitos acerca da política linguística e os sentidos que estão sendo produzidos com os discursos sobre a língua no âmbito do Sistema Educacional do Mercosul (SEM, Mercado Comum do Sul), os conflitos nas situações de plurilinguismo nos países que compõem o Bloco. Abordamos a reciprocidade no ensino da Língua Portuguesa nos países do Mercosul e o ensino da Língua Espanhola no Brasil. É uma pesquisa sociolinguística de cunho bibliográfico, com uma abordagem teórico-metodológica crítica em política linguística (OLIVEIRA, 2013; ORLANDI, 1988; ARNOUX, 2018; HAMEL, 1988, 2015, 2017) e Multiculturalismo (PHILLIPS, 2007, 2008; KYMLIKCA, 2015). Foram analisados documentos do Grupo de Trabalho de Políticas Linguísticas, substituído em 2012 pelo Comitê Assessor de Políticas Linguísticas, disponíveis no portal do SEM, de 2008 a 2015. Observamos que a Língua Portuguesa, considerando a posição do Brasil no cenário econômico mundial, tem grande potencial no processo de internacionalização, como também de crescimento do mercado relacionado à economia linguística.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4503
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_POLLYANA_WOIDA_REPOSITORIO_.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.