Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Gudson Graieb Santos do-
dc.date.accessioned2023-08-09T19:37:22Z-
dc.date.available2023-08-09T19:37:22Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Gudson Graieb Santos do. Comparando o foco de atenção interno geral e foco de atenção externo geral e seus efeitos na aprendizagem motora. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4515-
dc.description.abstractNo decorrer dos anos, diversos estudos sobre o foco de atenção têm sido realizados por vários pesquisadores ao redor do mundo, com o objetivo de verificar se há um foco de atenção que tenha melhor resultado. Esse estudo teve como objetivo analisar os grupos de foco interno geral e foco externo geral, buscando identificar se há diferenças significativas na aprendizagem entre os grupos. A amostra contou com a participação de 29 indivíduos, com faixa etária entre 18 e 35 anos de ambos os sexos. Durante o experimento, foi utilizado o teste de arremesso por baixo do ombro, o teste é aplicado em dois dias consecutivos. No primeiro dia foi realizada a prática e no segundo o pós-teste. Os participantes receberam uma instrução de acordo com o grupo ao qual pertenciam. Para a análise dos resultados foi utilizado o programa ANOVA, que fez a análise, destacando os resultados em termos médios entre grupos e blocos. Os resultados encontrados apresentaram que os grupos tiveram aprendizagem semelhante e que não houve diferença significativa entre os grupos com e sem instrução. Diferente da hipótese da ação restrita, que propõe que o foco externo é superior ao foco interno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-08-09T19:37:07Z No. of bitstreams: 1 Gudson.pdf: 594013 bytes, checksum: f66ac8352cda471dc754aa4f2dd5d0f5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-08-09T19:37:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gudson.pdf: 594013 bytes, checksum: f66ac8352cda471dc754aa4f2dd5d0f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-09T19:37:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gudson.pdf: 594013 bytes, checksum: f66ac8352cda471dc754aa4f2dd5d0f5 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFoco de atençãopt_BR
dc.subjectInstruções genéricaspt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.titleComparando o foco de atenção interno geral e foco de atenção externo geral e seus efeitos na aprendizagem motorapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gudson.pdf580,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.