Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4516
Título: O efeito do foco de atenção na aprendizagem: foco externo específico comparado ao foco interno específico
Autor(es): Lima, Tritielen Queirós
Palavras-chave: Foco de atenção
Atenção
Aprendizagem
Data do documento: 2023
Citação: LIMA, Tritielen Queirós. O efeito do foco de atenção na aprendizagem: foco externo específico comparado ao foco interno específico. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O foco de atenção é um elemento essencial no processo de aprendizagem, pois colabora com o processo de selecionar e processar as informações de forma eficiente. O objetivo desta pesquisa foi analisar qual foco de atenção (interno e externo) específico é mais benéfico para performance e aprendizagem. Essa investigação é de campo com abordagem quantitativa, utilizando métodos quantitativos para a análise dos dados. O estudo foi realizado em três etapas: pré-teste, fase de aquisição e o pós-teste. Participaram da pesquisa 29 indivíduos de 18 a 35 anos de idade de ambos os sexos, eles foram divididos em grupos de forma aleatória, os grupos foram: Foco Específico Externo, Foco Interno Específico e o Grupo Controle. A pesquisa sobre o foco de atenção externo e interno foi realizada durante a aprendizagem do arremesso por baixo com saquinhos de feijão. Os resultados apontam que todos os grupos começaram iguais referente ao desempenho do pré-teste. Portanto conclui-se que, houve aprendizagem independente do tipo de instrução no efeito blocos, na fase de aquisição e pós teste.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4516
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tritielen_TCC_2023.pdf725,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.