Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4518
Título: A relação entre a didática e a alfabetização científica no contexto da prática docente
Autor(es): MENDONÇA, Alexsandra Dantas
Palavras-chave: Didática
Alfabetização científica
Formação de professores
Data do documento: 2023
Citação: MENDONÇA, Alexsandra Dantas. A relação entre a didática e a alfabetização científica no contexto da prática docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa inserida no campo da Educação e tem como objeto de estudo a alfabetização científica no contexto da prática docente, enfocando a didática mais fundamentalista e menos instrumental. A pesquisa foi norteada pela seguinte problematização: qual é a relação entre a didática e as formas de alfabetização científica no contexto do processo ensino e aprendizagem? O estudo do tema é relevante porque contribuirá para a compreensão sobre a didática crítica e reflexiva na perspectiva de adaptações das dimensões de como se dá a formação docente, a qual deve ser política, social, humanística e técnica. Também contribuirá para compreensão de que na prática docente é necessário promover provocações reflexíveis, criando cenários que propiciem ao sujeito autonomia, curiosidade, criticidade e priorizando a participação ativa destes nos processos de ensino aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa foi de refletir acerca das práticas pedagógicas do professor nos processos de alfabetização científica e suas relações na condição de mediador desses processos. Para atingir o objetivo proposto, definimos os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as concepções de alfabetização científica e suas relações com as práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem; b) mostrar as relações estabelecidas entre a didática, a prática docente e alfabetização científica, no contexto do processo de ensino e de aprendizagem; c) contribuir para maior compreensão sobre a alfabetização científica no contexto da educação escolar. A pesquisa, do tipo bibliográfico, com abordagem qualitativa e utilização do método explicativo, foi realizada no período de janeiro a março de 2023. O trabalho foi fundamentado pelas seguintes matrizes teóricas: Candau (2013 e 2014); Comênius (2006); Cordeiro (2009); Freire (2005 e 2012); Gasparin (2002); Libâneo (2013 e 2014); Luckesi (2014), dentre outros. Os resultados da pesquisa demonstram a importância das relações entre a didática, prática docente e alfabetização científica, no contexto do planejamento, da organização e da realização dos diferentes processos de ensinar e aprender, ampliando as práticas docentes no âmbito escolar e favorecendo uma didática que tenha características humanistas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4518
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ALEXSANDRA_DANTAS_MENDONCA.pdf211,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.