Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/453
Título: Avaliação de empresas: um estudo comparativo entre valor contábil e valor de mercado das empresas que negociam ações na BM&F BOVESPA
Autor(es): Vignati, Silvana
Palavras-chave: Avaliação empresarial
Valor contábil
Valor de mercado
Data do documento: 2014
Citação: VIGNATI, Silvana. Avaliação de empresas: um estudo comparativo entre valor contábil e valor de mercado das empresas que negociam ações na BM&F BOVESPA. 43 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: O objetivo foi analisar o valor de mercado das empresas, que negociam ações na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&BOVESPA) no ano de 2012, em relação aos valores de book (valor contábil). Assim explicar com base na literatura e pesquisas já realizadas o que pode causar tais diferenças. Realizou-se um estudo seguindo o delineamento Bibliográfico e Documental, por meio de uma amostra de dados de 314 empresas, retiradas da base de dados Economática, divididas em 21 setores, apresentados pela média das empresas do setor, retiradas as empresas de Patrimônio Liquido - PL negativo para análise separado e também seleção de 10 empresas, por se apresentarem com maior grau de intangibilidade nesta data, ano de 2012. Os resultados são de que o valor de mercado é distinto do valor contábil, que quanto maior o valor da empresa em Valor de Mercado Agregado - MVA, maior será seu grau de intangibilidade e maior a geração de riqueza aos acionistas. Esse diferencial deve estar relacionado aos ativos intangíveis presente nas estruturas das empresas, que favorecem serem reconhecidas no mercado de capitais. Quando uma empresa se precifica abaixo do valor contábil, estará a destruir valor aos seus investidores e há casos, em que mesmo com o valor contábil negativo, por estar com passivo descoberto, ainda existe fontes geradoras de valor, que a faça ser reconhecida no mercado de capitais, mesmo nesta condição. Neste contexto, pode ser observada a relevância à informação contábil podendo ser considera como mecanismos eficientes de controle e monitoração do desempenho da empresa e ferramenta complementar as falhas dos mecanismos de Governança Corporativa. Visou proporcionar compreensão e conhecimento sobre o processo de avaliação de empresas, no ponto de vista acadêmico e profissional sobre uma temática fundamental no mercado acionário, o da criação de valor.
Descrição: Artigo de Conclusão do Curso apresentado à Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Me. Evimael Alves Teixeira.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/453
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SILVANA CORRIGIDO VERSÃO PARA GRÁFICA.pdf308,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador