Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4533
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RAMOS, Adriana da Silva | - |
dc.contributor.author | AZEVEDO, Brenda de Melo Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-10T18:21:42Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10T18:21:42Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Adriana da Silva; AZEVEDO, Brenda de Melo Fernandes. O karatê como recurso pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4533 | - |
dc.description.abstract | Trata-se de artigo científico cuja temática é o caratê como recurso pedagógico. O Caratê é uma arte marcial que apresenta além da parte técnica bem diversificada, um caráter filosófico e doutrinário. Características que podem agregar muito na formação pessoal e social das crianças. Muitos professores que atuam nas escolas reclamam da falta de concentração das crianças, o que acaba interferindo no trabalho do professor e principalmente no desempenho escolar das próprias crianças. O aprendizado da modalidade de Caratê pode ser altamente benéfico tanto no sentido do aspecto motor tanto no cognitivo e social desde que ensinado de maneira correta, respeitando as fases do desenvolvimento e as individualidades de cada aluno, desta forma ajudará com que as crianças tenham um melhor desenvolvimento em todos os aspectos. A metodologia empregada foi a de cunho qualitativo e participativo com caráter descritivo a partir de uma atividade prática, na qual procura-se investigar se a modalidade de Caratê pode ser utilizada como uma ferramenta de auxilio no desenvolvimento das habilidades sociais, afetiva, disciplinar, lúdica e psicomotora. Verificou-se que atividades realizadas durante as aulas de Caratê, apresenta bons elementos para esses desenvolvimentos. Para isso através de observação e atuação direta com alunos de uma academia no projeto Caratê para todos, na cidade de Guajará-Mirim- RO, notou-se que os praticantes de Caratê que estudam no Ensino Fundamental I e II, tiveram um melhor rendimento escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-09T14:15:39Z No. of bitstreams: 1 TCC_Adriana e Brenda.pdf: 254299 bytes, checksum: 9c5ecd5b6ad5bb87a0f8dd356aa48f9d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-10T18:21:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Adriana e Brenda.pdf: 254299 bytes, checksum: 9c5ecd5b6ad5bb87a0f8dd356aa48f9d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-10T18:21:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Adriana e Brenda.pdf: 254299 bytes, checksum: 9c5ecd5b6ad5bb87a0f8dd356aa48f9d (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Caratê | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Psicomotora | pt_BR |
dc.title | O karatê como recurso pedagógico. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Adriana e Brenda.pdf | 248,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.