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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRAMOS, Adriana da Silva-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Brenda de Melo Fernandes-
dc.date.accessioned2023-08-10T18:21:42Z-
dc.date.available2023-08-10T18:21:42Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRAMOS, Adriana da Silva; AZEVEDO, Brenda de Melo Fernandes. O karatê como recurso pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4533-
dc.description.abstractTrata-se de artigo científico cuja temática é o caratê como recurso pedagógico. O Caratê é uma arte marcial que apresenta além da parte técnica bem diversificada, um caráter filosófico e doutrinário. Características que podem agregar muito na formação pessoal e social das crianças. Muitos professores que atuam nas escolas reclamam da falta de concentração das crianças, o que acaba interferindo no trabalho do professor e principalmente no desempenho escolar das próprias crianças. O aprendizado da modalidade de Caratê pode ser altamente benéfico tanto no sentido do aspecto motor tanto no cognitivo e social desde que ensinado de maneira correta, respeitando as fases do desenvolvimento e as individualidades de cada aluno, desta forma ajudará com que as crianças tenham um melhor desenvolvimento em todos os aspectos. A metodologia empregada foi a de cunho qualitativo e participativo com caráter descritivo a partir de uma atividade prática, na qual procura-se investigar se a modalidade de Caratê pode ser utilizada como uma ferramenta de auxilio no desenvolvimento das habilidades sociais, afetiva, disciplinar, lúdica e psicomotora. Verificou-se que atividades realizadas durante as aulas de Caratê, apresenta bons elementos para esses desenvolvimentos. Para isso através de observação e atuação direta com alunos de uma academia no projeto Caratê para todos, na cidade de Guajará-Mirim- RO, notou-se que os praticantes de Caratê que estudam no Ensino Fundamental I e II, tiveram um melhor rendimento escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-09T14:15:39Z No. of bitstreams: 1 TCC_Adriana e Brenda.pdf: 254299 bytes, checksum: 9c5ecd5b6ad5bb87a0f8dd356aa48f9d (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T18:21:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Adriana e Brenda.pdf: 254299 bytes, checksum: 9c5ecd5b6ad5bb87a0f8dd356aa48f9d (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCaratêpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectPsicomotorapt_BR
dc.titleO karatê como recurso pedagógico.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

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