Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4535
Título: Aplicação da metodologia Box e Jenkins na mortalidade infantil em JI-Paraná-RO
Autor(es): Fazioni, Victor Luis Gomes
Palavras-chave: Series Temporais
Metodologia Box & Jenkins
Mortalidade Infantil
Data do documento: 2023
Citação: FAZIONI, Victor Luis Gomes. Aplicação da metodologia Box e Jenkins na mortalidade infantil em JI-Paraná-RO. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Matemática e Estatística, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo utilizar a metodologia Box & Jenkins na mortalidade infantil na cidade de Ji-Paraná - RO no período de 01/01/2006 a 31/12/2021, buscando obter um modelo que estime novos casos de mortalidade na cidade, afim de fazer predições. A escolha do modelo para descrever a série temporal foi realizada por meio da observação dos correlogramas de autocorrelação e autocorrelação parcial. Identificado o modelo e o período, foram estimados os parâmetros e, posteriormente, realizada a análise dos resíduos. Para a escolha do melhor modelo, contou-se com os critérios de Akaike (AIC), Informação Bayesiano (BIC) e Akaike Corrigido (AICC). Entre os modelos estudados, optou-se pelo modelo SARIMA (0,1,2)(1,1,2)12, atendendo ao princípio da parcimônia. A metodologia escolhida ocasionou um modelo que pode ser utilizado quando se tem uma alta variabilidade de casos. Conclui-se que a classe de modelo utilizada, para dados de mortalidade infantil, demonstrou bom desempenho e ajuste, com uma ampla ferramenta eficiente de apoio na tomada de decisões.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso submetido ao Departamento acadêmico de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Estatística, sob a orientação da Profa. Dra. Roziane Sobreira dos Santos
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4535
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Victor_Fazioni.pdfTrabalho de Conclusão de Curso903,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.