Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMORENO, Maricarla Brito-
dc.date.accessioned2023-08-14T13:34:55Z-
dc.date.available2023-08-14T13:34:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMORENO, Maricarla Brito. Formação de professores na fronteira: as novas práticas construídas por participantes do Projeto Ruedas de Conversaciones. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4537-
dc.description.abstractO presente artigo traz os resultados de uma pesquisa descritiva qualitativa sobre as práticas escolares interculturais desenvolvidas por professores que participaram do projeto de Iniciação Científica Ruedas de Conversaciones: Práticas Escolares de Acolhimento e Ensino para Imigrantes, pesquisa esta que foi realizada no formato remoto, no período de dezembro de 2022 a março de 2023. Nosso objetivo foi identificar as possíveis práticas escolares interculturais desenvolvida por professores participantes do projeto. Os sujeitos da pesquisa foram professores de escolas públicas localizadas em faixas de fronteira internacional e que possuem alunos imigrantes. Nosso recorte geográfico envolveu a fronteira de Guajará-Mirim RO/BR e Guayaramerín BENI/BO, a fronteira de Pacaraima RR/BR e Santa Helena de Uairén/VE e a cidade de Porto Velho na faixa de fronteira rondoniense. O nosso referencial teórico está embasado nos estudos de FREIRE (2021), que discute a questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativa-progressiva em favor da autonomia dos educandos; nos estudos de CANDAU (2021), cuja a obra discute multiculturalidade e interculturalidade; IMBERNÓN (2009), - o qual apresenta o desenvolvimento de novos conceitos da formação permanente e nos estudos de SANTOS (2016) sobre escolas em fronteiras. Para a coleta de informações realizamos uma análise dos arquivos digitais, vídeos dos encontros e conversas realizadas no grupo de Whatzapp e entrevista com as professoras colaboradoras da pesquisa. Os resultados nos revelam o trabalho singular do projeto Ruedas de Conversaciones, pois as professoras participantes conseguem através dos ensinamentos no curso desenvolver novas práticas pedagógicas voltadas aos alunos imigrantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-11T18:44:18Z No. of bitstreams: 1 TCC_MARICARLA.pdf: 995462 bytes, checksum: 930d6e1da3c6030c35e38563f86c3a21 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-14T13:34:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_MARICARLA.pdf: 995462 bytes, checksum: 930d6e1da3c6030c35e38563f86c3a21 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-14T13:34:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_MARICARLA.pdf: 995462 bytes, checksum: 930d6e1da3c6030c35e38563f86c3a21 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectImigrantespt_BR
dc.subjectPráticas Interculturaispt_BR
dc.titleFormação de professores na fronteira: as novas práticas construídas por participantes do Projeto Ruedas de Conversacionespt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MARICARLA.pdf972,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.