Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPANTOJA, Isabela Cristina Gomes-
dc.contributor.authorCABRAL, Nazimeri Régis-
dc.date.accessioned2023-08-14T13:38:28Z-
dc.date.available2023-08-14T13:38:28Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPANTOJA, Isabela Cristina Gomes; CABRAL, Nazimeri Régis. O autismo e a educação escolar na perspectiva da inclusão: desafios da prática docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4543-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a educação escolar na perspectiva da Educação Inclusiva, destacando-se os desafios da prática docente. A pesquisa foi norteada pela seguinte problematização: o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e quais os desafios da prática docente na perspectiva da educação escolar inclusiva? O estudo do tema é relevante porque nos últimos anos observa-se uma elevação do índice de alunos autistas nas escolas, porém, apesar dos avanços na legislação educacional e também nas conquistas nos direitos, a maioria das instituições de ensino ainda não estão preparadas para a inclusão dos alunos com TEA. O objetivo da pesquisa foi verificar como acontece a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no sistema regular de ensino. Para tanto, apresentamos conceitos para educação especial, educação inclusiva, autismo e, por fim, discutimos sobre os desafios da prática docente no processo de inclusão de alunos autistas nas escolas.A pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida no período de fevereiro a maio de 2023, O referencial teórico utilizado para fundamentar a pesquisa, teve como referências a Constituição Federal de 1988; as legislações educacionais vigentes, dentre elas, as Diretrizes Nacionais para Educação Especial e Inclusiva na Educação Básica (MEC/ 2001) e os estudos dos seguintes autores: Mantoan (2003, 2006 e 2007), Wernek (1997), Fernandes (2007), Paín (1985), Brito (2017), Cunha (2012), dentre outros. Os resultados da pesquisa evidenciam que tanto a família, como a escola têm um papel muito importante para que a inclusão de alunos com TEA aconteça de fato. Também é necessário que os professores participem de cursos de capacitação e formação específica, pois a prática docente em uma sala de aula onde há alunos autistas é desafiadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-08-11T14:36:31Z No. of bitstreams: 1 TCC_ISABELA e NAZIMERI.pdf: 194081 bytes, checksum: e99124ec9273d8e1d9c9d4fb672d0d26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marília Assunção (marilia.rodrigues@unir.br) on 2023-08-14T13:38:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ISABELA e NAZIMERI.pdf: 194081 bytes, checksum: e99124ec9273d8e1d9c9d4fb672d0d26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-14T13:38:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ISABELA e NAZIMERI.pdf: 194081 bytes, checksum: e99124ec9273d8e1d9c9d4fb672d0d26 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleO autismo e a educação escolar na perspectiva da inclusão: desafios da prática docentept_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ISABELA e NAZIMERI.pdf189,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.