Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4617
Título: Políticas públicas educacionais para a formação de mestres e doutores na Amazônia: o papel do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR neste contexto no período entre 2006 a 2019
Autor(es): Cardoso, Patrícia Lopes
Palavras-chave: Políticas de financiamento para pós-graduação
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Acompanhamento de egressos
Data do documento: 2023
Citação: CARDOSO, Patrícia Lopes. Políticas públicas educacionais para a formação de mestres e doutores na Amazônia: o papel do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNIR neste contexto no período entre 2006 a 2019. 2023. 203 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Esta pesquisa demonstra o papel do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia (PPGG/UNIR), no contexto de qualificação profissional de alto nível na Amazônia. O objetivo foi identificar as políticas públicas educacionais implementadas no Programa, dando visibilidade àquelas que estão contribuindo para a formação dos discentes, e ainda, aquelas destinadas a manutenção do Programa. O grupo focal de análise foi formado pelos egressos(as) dos cursos de mestrado e doutorado em geografia, que titularam-se no período entre os anos de 2006 a 2019. O levantamento de dados, foi realizado por meio de questionários on-line (Google Forms), com 34 questões, disponibilizadas entre os meses de agosto a dezembro de 2021. Dos 243 egressos(as) do programa, 124 responderam, representando 51,02% do total, ou seja, um pouco mais da metade participaram da pesquisa. O conceito de Região norteou as análises sobre as assimetrias regionais no contexto da pós-graduação stricto sensu em geografia, sendo possível evidenciar, as políticas públicas de fomento para a formação dos mestres e doutores (bolsas de estudos), a política de manutenção das atividades do Programa (PROAP/CAPES) e ainda, as ações estratégicas do Programa em busca da consolidação e alcance da nota 5. Os resultados, apontaram que o perfil dos egressos(as) está caracterizado: por pessoas que residem no estado de Rondônia; Acre, Pará e Amazonas, e ao iniciarem o curso possuíam vínculo empregatício ligados principalmente à área da educação (secretarias estaduais e municipais), em Universidades Federais e Estaduais, Institutos Federais, Faculdades Particulares e ainda, em escolas privadas de ensino fundamental e médio. Constatou-se um alto índice de empregabilidade após a conclusão dos cursos no PPGG/UNIR, pois apenas 5% disseram estar desempregados no momento em que responderam ao questionário. Ficou evidente, a importância do acompanhamento dos egressos (as) tanto para a autoavaliação do Programa, quanto para a ampliação dos investimentos pelas agências de fomento, com suas políticas educacionais de indução às pesquisas científicas. Os financiamentos recebidos, repercutiram de forma positiva e relevante, não só para a população rondoniense, mas para a sociedade amazônica, uma vez que o PPGG/UNIR, forma doutores que tem atuado em diversos órgãos governamentais, e em setores estratégicos da sociedade. Evidenciou-se, que o processo da redução das assimetrias na Região Norte, iniciou em 2019, mas ainda há muito o que fazer, a ciência deste país, depende fundamentalmente dos investimentos públicos e a inserção, das empresas privadas para ampliação dos investimentos em formação de excelência a profissionais para o mercado de trabalho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4617
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Patricia-OK-19.06.2023 com f.pdf10,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.