Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4618
Título: Forças impulsoras e restritivas no processo de trabalho da equipe de enfermagem no centro de material e esterilização
Autor(es): Silva, Geisiane Morais
Palavras-chave: Esterilização
Produtos para saúde
Equipe de enfermagem
Trabalho em equipe
Assistência a saúde
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Geisiane Morais. Forças impulsoras e restritivas no processo de trabalho da equipe de enfermagem no centro de material e esterilização. 2021. 64 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Introdução: O processamento de produtos para saúde é essencial às práticas assistenciais nos estabelecimentos de saúde, se tornando um fator determinante para o surgimento de complicações nos pacientes, este processamento é feito pelo Centro de Material e Esterilização, que tem como missão prover todos os serviços assistenciais, garantido a quantidade e qualidade necessária para uma assistência segura, necessitando de condições ambientais e estrutura organizacional adequada. Em relação aos profissionais que compõe a equipe do Centro de Material e Esterilização, é formado por profissionais de enfermagem, que devem possuir conhecimentos científicos e habilidades especificas para realizar suas atividades no setor. Objetivos: Objetivou-se analisar as forças impulsoras e restritivas durante o processo de trabalho no Centro de Material e Esterilização, considerando-se o impacto do trabalho de uma equipe de profissionais na assistência à saúde e importância dos profissionais de enfermagem na aplicação de práticas seguras no Processamento de Produtos para Saúde, identificando o perfil dos profissionais que realizam este processamento, descrevendo as características pessoais que facilitam e dificultam o trabalho em equipe, além de descrever os aspectos da estrutura física, dos recursos materiais, da rotina do serviço e das ações gerenciais que interferem no processo de trabalho no Centro de Material e Esterilização. Metodologia: Tratase de um estudo descritivo, exploratório, de caráter quantitativo e qualitativo realizado no período de 2016 a 2020, participaram do estudo profissionais de enfermagem atuantes na Central de Material e Esterilização de quatro hospitais públicos do estado de Rondônia, na cidade de Porto Velho. Resultados: A partir da análise dos dados obtidos na pesquisa, observou-se que as forças impulsoras são fatores determinantes para o desenvolvimento de mudanças na equipe no Centro de Material e Esterilização. Conclusão: Este estudo se torna promissor para realização de mudanças no processo de trabalho no Centro de Material e Esterilização e consequente, para melhora no processamento de produtos para saúde e também sobre os aspectos relacionados a segurança do paciente e as Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4618
Aparece nas coleções:Enfermagem (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GEISIANE MORAIS SILVA.pdf723,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.