Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4619
Título: A integralidade na atenção primária à saúde das crianças menores de dois anos em Porto Velho – Rondônia
Autor(es): Vasconcelos, Beatriz Nogueira de
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Avaliação dos serviços de saúde
Saúde da Criança
Data do documento: 2023
Citação: VASCONCELOS, Beatriz Nogueira de. A integralidade na atenção primária à saúde das crianças menores de dois anos em Porto Velho – Rondônia. 2023. 52 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Introdução: A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta-se como a porta de entrada do usuário no sistema de saúde, constitui um conjunto de recomendações assistenciais, com o objetivo de solucionar diversos problemas de saúde. No contexto da APS, a assistência à saúde das crianças menores de dois anos constitui em uma atividade de grande relevância em função da vulnerabilidade que elas apresentam durante essa fase da vida. Assim, ressalta-se a importância da avaliação dos atributos da APS frente à saúde da criança na perspectiva de familiares/cuidadores. Objetivo: Avaliar a presença e extensão do atributo integralidade da atenção primária à saúde da criança menor de dois anos do município de Porto Velho RO. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, avaliativo, de abordagem quantitativa, realizado nas unidades de saúde da família do município de Porto Velho – RO. A amostra foi de 104 familiares cuidadores de crianças menores de dois anos. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a fevereiro de 2020 mediante aplicação do instrumento PCATool- versão criança. Resultados: O perfil do principal familiar/cuidador trata-se de mulheres (95.1%), que vivem em união estável (76,9%), possuem o ensino médio completo (37,5%), não trabalha (75,7%) e apresentam uma renda per capita menor que 0,49 (63,7%). O atributo integralidade apresenta escore médio de (5,59) para o componente serviços disponíveis e de (6,72) para o serviços prestados, caracterizando o componente serviços disponíveis como insatisfatório para a APS. Conclusão: O atributo avaliado como insatisfatório pelos cuidadores, alerta para a necessidade de aprimoramento dos serviços ofertados na APS, desde a organização e fortalecimento da rede de atenção voltada às crianças até a qualificação de profissionais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4619
Aparece nas coleções:Enfermagem (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BEATRIZ NOGUEIRA DE VASCONCELOS.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.