Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4641
Título: O ensino mediado pelas tecnologias: a concepção do aluno em relação a sua própria aprendizagem
Autor(es): RODRIGUES, Laís Flores
LINS, Maísa Alves
Palavras-chave: Aprendizagem
Mediação tecnológica
TIC
Data do documento: 2017
Citação: RODRIGUES, Laís Flores; LINS, Maísa Alves. O ensino mediado pelas tecnologias: a concepção do aluno em relação a sua própria aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema principal o uso das novas tecnologias na educação. Nossa problemática é: qual é a concepção dos alunos em relação ao processo de ensino e aprendizagem, que acontece por meio da mediação tecnológica, nas escolas de ensino médio em Guajará mirim? No ano de 2016 iniciou-se no estado de Rondônia o projeto que propõe atender o Ensino Médio com metodologia inovadora com recursos tecnológicos, principalmente nas áreas mais afastadas do centro urbano e municípios que sofrem a falta de professores habilitados. Nesse sentido, o objetivo é descrever sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos das escolas do Ensino Médio na cidade de Guajará Mirim-RO, contempladas com o projeto de mediação tecnológica promovida pela SEDUC/RO. Nossa pesquisa é qualitativa, descritiva de estudo de campo. O instrumental foi um questionário com uma pergunta para os alunos de apenas uma escola, entre as outras três localizadas no município de Guajará Mirim. Nas considerações finais encontramos duas concepções distintas. A primeira de insatisfação de alguns alunos, acompanhada pela concepção de anuência dos seus colegas de sala, o que causou uma reflexão mais aprofundada e foi percebido uma tríade que possivelmente pode ser um apontamento para a realização do ensino mediado pelas tecnologias, ou seja: os recursos tecnológicos, pedagógicos e humanos. Finalizamos com a certeza, que embora tenhamos encontrado duas concepções, ainda assim foi valido a abordagem sobre o projeto de Ensino Médio com mediação tecnológica no município de Guajará Mirim.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4641
Aparece nas coleções:DACE/GM. Graduação em Pedagogia (Monografias e Artigos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC LAÍS e MAÍSA.pdf284,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.