Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4651
Título: Empreendedorismo no Brasil: Desafios e possibilidades diante da covid-19
Autor(es): CAETANO, Leandro Rodrigues
Palavras-chave: Empreendedorismo
Governo
Pandemia
Data do documento: 2023
Citação: CAETANO, Leandro Rodrigues. Empreendedorismo no Brasil: Desafios e possibilidades diante da covid-19. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O empreendedorismo no Brasil tem enfrentado grandes desafios devido à pandemia da COVID-19. Muitas empresas foram forçadas a fechar suas portas e outras tiveram que se adaptar rapidamente aos novos cenários impostos pela crise sanitária. O empreendedorismo durante a pandemia se tornou uma saída para muitos empreendedores por necessidade, mas também para quem sempre sonhou em ter o próprio negócio, pois na fuga do desemprego, novas ideias, visões de empreendimento vem surgindo. Assim trazendo novas formas de sustentos para diversas famílias, tornado mais aparente o enorme potencial que o Brasil possui para desenvolver um dos mais importantes programas de educação empresarial, pois existem, atualmente, aproximadamente 43 milhões de empresas no país, no qual gera uma importância de ensinar e apoiar o empreendedorismo aos brasileiros. Não foram apenas oportunidades que surgiram com a covid-19, durante a pandemia, os empreendedores estabelecidos sofreram efeitos significativos, o setor empresarial foi duramente impactado, com muitos negócios fechando e muitos empresários enfrentando desafios sem precedentes. A incerteza econômica e a falta de recursos financeiros levaram muitas pequenas empresas a fechar suas portas. Isso destacou a importância de ter um plano de negócios estabelecido, que possa ajudar a orientar as decisões dos empresários em momentos de crise. O governo federal, justamente com os estados tiveram um papel fundamental em ajudar os negócios a enfrentar a pandemia. Programas de apoio financeiro e de incentivo à inovação foram criados para ajudar as empresas a sobreviverem e a se recuperarem. A importância do empreendedorismo para a economia foi sublinhada, e o papel do governo em apoiar o setor empresarial foi reconhecido.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4651
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leandro_TCC.pdf899,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.