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dc.contributor.authorSOARES, Wilque Mendes-
dc.date.accessioned2023-09-06T14:57:21Z-
dc.date.available2023-09-06T14:57:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOARES, Wilque Mendes. Benchmarking como ferramenta essencial para os microempreendedores e pequenas empresas do município de Guajará-Mirim/ RO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4659-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar os empreendedores e pequenas empresas de Guajará– Mirim/ RO em sua percepção em relação ao Benchmarking como ferramenta de melhorias para os seus negócios. Pelo motivo de ocorrer fechamento de empresas e a falência de empreendedores no município, essa ferramenta possibilita diminuir esses ricos. Desse modo, foi aplicada uma metodologia que buscasse referenciais teóricos sobre o tema Marketing e Benchmarking para possibilitar uma base de estudo sólido e fundamentado. Foi feita uma pesquisa quantitativa em grupo de 33 empreendedores para uma compreensão mais detalhada da situação do mercado em relação ao tema. A parte desta amostra, foi identificada que uma parcela considerável não conhece a ferramenta, mas já praticou seu método alguma vez. Outros, entretanto, não praticam nem o marketing básico para seus negócios. A maioria das empresas abordadas tem mais de dez anos no mercado local. O benchmarking, apesar de ser algo aparentemente do cotidiano dos empreendedores, não é tão conhecido em meio a sua verdadeira função e forma correta de ser aplicada. Uma porcentagem afirma que estaria disposto a conhecer mais essa ferramenta de melhoria e pretende aplicar. Para concluir, foi notado que as pequenas empresas e os empreenderes não conhecem, de fato, a ferramenta. Outro dado preocupante é que uma certa quantidade não chega nem a praticar o marketing tradicional, considerando o tempo de mercado e tamanho da empresa, ficaram estagnados no tempo. Conclui-se então que há uma necessidade de conscientização sobre as práticas básicas de marketing para os empreendimentos a fim de se manterem competitivos no mercado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celielson Brito (celielson@unir.br) on 2023-09-06T14:10:37Z No. of bitstreams: 1 Wilque_Soares_TCC.pdf: 1617507 bytes, checksum: 8f8dca2ebb6e3b2dcf65f8ee66548c75 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-06T14:57:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wilque_Soares_TCC.pdf: 1617507 bytes, checksum: 8f8dca2ebb6e3b2dcf65f8ee66548c75 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBenchmarkingpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectFerramenta de melhoriapt_BR
dc.titleBenchmarking como ferramenta essencial para os microempreendedores e pequenas empresas do município de Guajará-Mirim/ ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

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