Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4670
Título: Soluções baseadas na natureza: desafios e potencialidades dos telhados verdes na gestão das águas pluviais urbanas em Ji-Paraná - RO
Autor(es): Silva, Daniele Ferreira
Palavras-chave: Urbanização
Retenção
Microbacias
Inundação
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Daniele Ferreira. Soluções baseadas na natureza: desafios e potencialidades dos telhados verdes na gestão das águas pluviais urbanas em Ji-Paraná - RO. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, 2023.
Resumo: A intensificação da urbanização a partir da década de 1950 no Brasil, trouxe como consequência vastas áreas impermeabilizadas e assim, a redução da infiltração de água no solo . Com isso , enchentes, inundações e alagamentos tornaram -se eventos recorrentes em muitas cidades brasileiras. Como alternativa, soluções baseadas na natureza (NBS), como os telhados verdes, buscam restaurar parcialmente a capacidade de infiltração do solo urbano e assim mitigar os efeitos negativos do processo tradicional de urbanização. Nesse sentido, o estudo busca estimar o potencial dos telhados verdes na gestão das águas pluviais na área urbana no município de JiParaná/RO e definir áreas prioritárias de instalação. Para tanto, a área de estudo foi dividida em 15 microbacias urbanas, caracterizadas com o auxílio do Software QGIS quanto ao uso e ocupação do solo. Variáveis como, a população residente e as áreas suscetíveis a inundações também foram incorporadas nas análises. Foram definidos cinco cenários com diferentes proporções de telhados verdes extensivos e intensivos (0%, 5%, 15%, 30% e 50%), e avaliado o respectivo impacto na retenção de água da chuva. Os resultados apontam que os maiores volumes de chuva retidos foram nas microbacias Igarapé 2 de Abril (4) e Igarapé Nazaré (15) com valores superiores a 5.000.000 m³. As microbacias Igarapé Água Limpa (3), Igarapé 2 de Abril (4), Igarapé Água Cristalina (8), Igarapé Água Doce (9), Igarapé Pintado (10), Igarapé Riachuelo (11) e Igarapé Água Viva (12), foram identificadas como as áreas prioritárias para instalação de telhados verdes devido ao maior risco de inundação. A microbacia 15 também é considerada área prioritária para instalação de telhado verde por ter uma grande área impermeável, uma das maiores populações residentes e obter os maiores volumes retidos. Portanto, o uso de telhados verdes e outras tipologias de NBS, bem como a combinação dessas técnicas com métodos tradicionais de gestão das águas pluviais mostra com significativo potencial para reduzir os riscos de alagamentos e inundações que ocorrem no município de JiParaná.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenhara Ambiental e Sanitária. Sob a Orientação da Profª Ana Lúcia Denardin da Rosa e Coorientação do Prof Tiago Liberalesso
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4670
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_DANIELE_FERREIRA_DA_SILVA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.