Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/468
Título: Mudanças no processo de arrecadação do ISSQN em Rolim de Mura - RO com o uso da nota fiscal eletrônica de serviços
Autor(es): Pereira, Eidiane Leite
Palavras-chave: Nota fiscal eletronica
Arrecadação
Gastos
Data do documento: 15-Jul-2014
Citação: PEREIRA, Eidiane Leite. Mudanças no processo de arrecadação do ISSQN em Rolim de Mura - RO com o uso da nota fiscal eletrônica de serviços. 32 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2014.
Resumo: a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços - NFE-s é um documento de existência exclusivamente digital, gerado e armazenado eletronicamente pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços. Entre os objetivos da NFE-s está à redução de gastos com emissão, armazenamento da nota fiscal, diminuição nos gastos públicos com fiscalização e aumento da arrecadação por meio da modernização da gestão municipal. A obrigatoriedade de emissão da NFE-s pelas empresas sediadas no município de Rolim de Moura – RO passou a ser exigida com o decreto n° 2067 de 06 de fevereiro de 2012, sendo a NFE-s obrigatória a partir de 01 de março de 2012. Com isso o objetivo desta pesquisa foi de apresentar um comparativo entre o processo de emissão física e eletrônica de notas fiscais no município de Rolim de Moura no que se referem ao comportamento do volume do ISSQN arrecadado, mudanças operacionais no setor de arrecadação da prefeitura municipal, percepção dos envolvidos no processo de emissão de notas e identificar os impactos ocorridos nas empresas prestadoras de serviços de saúde. Os dados foram obtidos por meio de questionários aplicados aos funcionários do setor de arrecadação municipal e das empresas prestadoras de serviços, os quais foram analisados e discutidos com o auxílio de material bibliográfico e ferramental eletrônico, sendo apresentados em gráficos e tabelas. Os resultados demonstram que houve redução nos gastos com emissão e armazenamento das notas fiscais; facilitou os procedimentos administrativos nas empresas; oportunizou a organização e melhor fiscalização pelo fisco.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. Me. Cleberson Eller Loose.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/468
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador