Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPreato, Dânlei de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-09-25T20:47:44Z-
dc.date.available2023-09-25T20:47:44Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPREATO, Dânlei de Oliveira. Entre matemática e etnomatemática: formação, concepções e práticas de professores que atuam em Escolas Família Agrícola em Rondônia. 2023. 164 f. Dissertação (mestrado) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4687-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática –PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação do Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa é resultado de um aprofundamento crítico-reflexivo em meio às inquietações que estão delineadas na questão de pesquisa: como a presença, ou a ausência, da Etnomatemática na formação inicial ou continuada influencia as concepções e práticas de professores de matemática das Escolas Família Agrícola (EFA) do Estado de Rondônia? Desta forma, a pesquisa teve por finalidade investigar como a presença ou a ausência da Etnomatemática, na formação docente, influencia as concepções e práticas de professores de matemática das Escolas Família Agrícola (EFA) em Rondônia. Para tanto, alguns objetivos específicos foram delineados: verificar evidências ou ausências da Etnomatemática na formação de professores de matemática que atuam nas EFA; identificar concepções de matemática, de educação do campo e de ensino-aprendizagem de matemática de professores de matemática das EFA; e, analisar como as práticas dos professores de matemática das EFA se aproximam ou se distanciam dos pressupostos da Etnomatemática no desenvolvimento de suas atividades docentes relacionadas ao ensino de matemática. Como referencial teórico, a pesquisa apoiou-se em autores do campo da formação inicial e continuada de professores, do campo da Etnomatemática e da Educação do Campo. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, sendo o material empírico constituído por dados gerados a partir de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas em Escolas Família Agrícola localizadas no Estado de Rondônia: Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste e Novo Horizonte. São sujeitos deste estudo três professores que ministram a disciplina de matemática nessas escolas, no contexto da Pedagogia da Alternância. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se como técnica a Análise Textual Discursiva, em suas três fases de unitarização, categorização e metatexto. Dentre os principais resultados, foi identificada uma ausência de Etnomatemática na formação dos professores participantes; as concepções de matemática se aproximam de uma perspectiva universal e formalista; apesar de considerarem a importância da contextualização no ensino de matemática na Educação do Campo, verificou-se um certo distanciamento entre as práticas relatadas pelos professores e os pressupostos teóricos da Etnomatemática. Em seu conjunto, tais resultados reforçam a importância da inclusão dos estudos e pesquisas em Etnomatemática na formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação do Campo, buscando assim garantir uma maior aproximação entre as práticas pedagógicas, as concepções dos docentes e os princípios e pressupostos da Pedagogia da Alternância e da Etnomatemática no ensino de matemática em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-25T20:47:32Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_DANLEY_DE_OLIVEIRA_PREATO.pdf: 2792710 bytes, checksum: 77990aef59c4f38165152d19f0ddb012 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2023-09-25T20:47:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_DANLEY_DE_OLIVEIRA_PREATO.pdf: 2792710 bytes, checksum: 77990aef59c4f38165152d19f0ddb012 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-25T20:47:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_DANLEY_DE_OLIVEIRA_PREATO.pdf: 2792710 bytes, checksum: 77990aef59c4f38165152d19f0ddb012 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
dc.titleEntre matemática e etnomatemática: formação, concepções e práticas de professores que atuam em Escolas Família Agrícola em Rondôniapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DANLEY_DE_OLIVEIRA_PREATO.pdfDissertação2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.