Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4707
Título: Representações dos sujeitos amazônicos em Mormaço, de Elizeu Braga: escutar as vozes e reescrever as memórias
Autor(es): Silva, Ednalva Oliveira
Palavras-chave: Representação
Literatura e identidade
Sujeitos amazônicos
Mormaço
Elizeu Braga
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, Ednalva Oliveira. Representações dos sujeitos amazônicos em Mormaço, de Elizeu Braga: escutar as vozes e reescrever as memórias. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2022.
Resumo: Esta dissertação se propõe a analisar os mecanismos de representação literária das subjetividades dos sujeitos apresentados na obra Mormaço (2016), de Elizeu Braga, com a finalidade de desconstruir os discursos homogeneizadores que tendem a subalternizar as alteridades confluentes no espaço amazônico. As vozes e as memórias transplantadas na materialidade dos poemas em Mormaço (2016) rompem com as representações românticas e exóticas sobre a Amazônia, desvelando as tensões que atravessam as índoles dos sujeitos que habitam tal região. Dessa forma, pretende-se demonstrar como a poesia de Braga legítima o valor de uma identidade Amazônica fundada sobre a base da diversidade, constituída por sujeitos de índole heterogênea, plurilíngue e multicultural. Este estudo se torna relevante, pois visa analisar aspectos relacionados à construção das identidades amazônicas (ribeirinhos, migrantes, indígenas) dentro da obra literária. Compreendemos que estudos referentes a este tema são importantes para dar visibilidade às questões de identidade dentro da literatura. O estudo da identidade dos sujeitos amazônicos auxilia na desconstrução de estereótipos que subvertem a cultura e a identidade dos povos da Amazônia. A pesquisa é de cunho bibliográfico, e está baseada na técnica de análise crítica. A abordagem teórica utilizada para a análise parte de uma problematização dos olhares sobre a representação do sujeito amazônico, principalmente sob a perspectiva de autores vinculados aos estudos pós-coloniais e decoloniais. Boaventura Santos (2010), Paes Loureiro (2015), Walter Mignolo (2003), Edward Said (2007), Aníbal Quijano (2005), Frantz Fanon (2005) e Enrique Dussel (1993) estão entre os teóricos que nos dão sustentação teórica. Estudiosos da área como Miguel Nenevé (2015), entre outros, também contribuirão para nossos argumentos. Sobre o conceito de identidade, dialogaremos com as ideias de Stuart Hall (1999; 2001).
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4707
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - EDNALVA OLIVEIRA SILVA.pdf27,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.