Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4708
Título: Língua(s) e identidade (s) de imigrantes bolivianos e venezuelanos em Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia
Autor(es): Mercado, Eunaia dos Santos
Palavras-chave: Imigração
Identidades
Bolivianos
Venezuelanos
Guajará-Mirim
Data do documento: 2023
Citação: MERCADO, Eunaia dos Santos. Língua(s) e identidade (s) de imigrantes bolivianos e venezuelanos em Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O desenvolvimento do atual município de Guajará-Mirim/RO deu-se principalmente na segunda metade do século XIX a partir do intenso fluxo imigratório e migratório, motivadas pelos ciclos econômicos e por fenômenos históricos, políticos e sociais, sobretudo, por pessoas que almejavam melhores condições de vida. Destarte, o interesse para investigar esta temática surgiu a partir de minhas vivências e experiências com os imigrantes, além de aspecto, na maioria das vezes, conflituoso em que se dá o movimento imigratório, tanto no quadro cultural e linguístico, quanto nos enfoques burocrático e humanitário, no qual se realiza em grande parte das regiões fronteiriças. E por conseguinte, partimos da problematização de que forma são constituídas as línguas(s) e as identidade(s) dos imigrantes venezuelanos e bolivianos no município de Guajará-Mirim/RO, na fronteira Brasil/Bolívia. Para responder tal questão, utilizamos a metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica e de campo, foi desenvolvida na perspectiva de estudos relativos à área da Linguística Aplicada - LA, com abordagem qualitativa interpretativista, de cunho decolonial, tendo como período de realização os anos de 2021 e 2022. Os dados foram coletados a partir de conversas informais, realização de entrevistas e utilização de instrumentais tecnológicos, tais como: máquina de fotografia, gravador, além de materiais instrumentais, tais como: questionários, estruturados e semiestruturados. Sendo fundamentados à luz do campo teórico-metodológicos propostos pelos seguintes autores: Laraia (2011), Hall (2016), Abdala Júnior (2002), Ferreira & Orrico (2002), Halbwachs (1990), Cotinguiba (2014), Moita Lopes (1996,2006), Orlandi (2007), Baeninger(2018,2020), Mignolo (2004 ) Calvet (2002 ) Candau ( 2019) e outros. Os resultados da pesquisa apontam que os imigrantes venezuelanos e bolivianos, em sua maioria, buscam por áreas fronteiriças e, essa mobilidade se dá, por vezes, pelo aspecto conflituoso que perpassa, principalmente, pelos aspectos linguísticos e burocráticos. Por outro lado, se percebe um esforço, ainda que inconscientemente, à manutenção da língua nativa, como forma de conservar e marcar pertencimento de suas respectivas culturas e das identidades. Além disso, pode-se identificar, pelo menos, mais dois fatores que sobressaltaram para favorecimento a este fator imigração fronteiriço, a busca por melhores condições de vida e o favorecimento à interação na cidade que já possui suas raízes históricas constituídas pelo aspecto intercultural e de hibridização linguística.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4708
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - EUNAIA DOS SANTOS MERCADO.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.