Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4745
Título: Classificação geral dos objetos museológicos: proposta de sistema de classificação para o Museu da Memória Rondoniense
Autor(es): Moura, Ana Cláudia Gigli de
Palavras-chave: Classificação museológica
Museu da Memória Rondoniense
Organização do conhecimento
Data do documento: 2023
Citação: MOURA, Ana Cláudia Gigli de. Classificação geral dos objetos museológicos: proposta de sistema de classificação para o Museu da Memória Rondoniense. 2023. 53 f. (Monografia Bacharelado em Biblioteconomia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: O sistema de classificação geral dos objetos museológicos proposto para o Museu da Memória Rondoniense se faz importante por diversos motivos. A pesquisa propôs uma classificação viável para o acervo do museu, compondo categorias que acomodam as variadas coleções do Museu. Dessa forma, a proposta contribui para a valorização do patrimônio de Rondônia ao facilitar a busca e recuperação do acervo, tornando-o acessível para os usuários interessados e/ou pesquisadores da área de tratamento da informação. Primeiramente, ele contribui para a organização e catalogação do acervo do museu, permitindo uma melhor identificação e localização dos objetos. Este estudo objetivou proporcionar uma classificação viável para o acervo do Museu, valorizar e disseminar informações sobre os bens museais de Rondônia, além de facilitar a organização e o acesso ao acervo do museu. O método utilizado na pesquisa envolveu a realização de uma revisão bibliográfica e pesquisa documental, com análise de diferentes fontes de informação, além de etapa de caráter qualitativo e exploratório, buscando identificar as classificações museológicas existentes e adaptá-las ao contexto do Museu da Memória Rondoniense. Os resultados da pesquisa apresentam uma proposta de classificação viável para os objetos do museu, dividindo-os em categorias temáticas, como acervo biológico, acervo geológico, entre outros. Essa classificação poderá permitir uma organização mais precisa e detalhada dos objetos, facilitando a pesquisa e o acesso às informações contidas no acervo. A proposta de sistema de classificação de objetos museológicos para o Museu da Memória Rondoniense contribui para a valorização do patrimônio de Rondônia, além da potencialização do acesso ao acervo, tornando-o acessível para os usuários interessados e pesquisadores da área de tratamento da informação. A pesquisa também abre caminho para futuros estudos e trabalhos de organização e catalogação dos objetos do museu.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4745
Aparece nas coleções:Biblioteconomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moura, Ana Cláudia Gigli.pdf561,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.