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Título: Mulher, maternidade e vida acadêmica
Autor(es): Costa, Ericka Loanne Ferreira dos Santos
Palavras-chave: Maternidade
Conciliação
Políticas públicas
Grupo focal
Universidade
Data do documento: 2023
Citação: COSTA. E. L. F. S. Mulher, maternidade e vida acadêmica. 2023. 51f. Monografia (Graduação em Administração) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena. 2023
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a trajetória acadêmica das mães estudantes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no campus Vilhena, no curso de Administração, com o intuito de compreender como conciliar os papeis de mulher, de mãe, de estudante e exercício de uma profissão. Foi adotada a metodologia qualitativa, com a técnica de coleta de dados por meio da formação de um grupo focal, constituído de mães universitárias do curso de administração para assim compreender os desafios enfrentados por elas ao tentar conciliar todas essas funções. A análise dos dados revela que as mães universitárias encontram muitos desafios ao cursar uma universidade, como a falta de apoio do esposo e dos familiares, a dificuldade no trabalho remunerado, os afazeres domésticos, a abdicação de tempo com a família, as atividades e os trabalhos da universidade, as pressões sociais e psicológicas, o degaste emocional, as dificuldadesfinanceiras, a falta de motivação e o estarem longe dos filhos, pois, como trabalham fora de casa, o período no qual poderiam estar juntos está ocupado com os estudos, trazendo sentimento de culpa e de incertezas. Mas, percebem que estão fazendo algo que dará bons resultados no futuro, pois a universidade pode proporcionar o crescimento pessoal, ajudando as a se tornarem mais independentes, autoconfiantes. Dessa forma, almejam conquistas uma qualidade de vida melhor, uma vez que poderão disputar outras oportunidades de emprego com uma boa remuneração. Também se evidencia nas narrativas que o desempenho acadêmico sofre variações, especialmente para aqueles que têm a responsabilidade de cuidar de filhos pequenos, exigindo um tempo prolongado na universidade, muitas vezes ultrapassando o período tradicional de quatro anos para conclusão. Como contribuição, a pesquisa deu visibilidade aos desafios enfrentados por esse público universitário, as mães, despertando a conscientização e o reconhecimento. Além disso, buscou-se incentivos a políticas públicas e melhorias de apoio na universidade para esse grupo.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento Acadêmico de Administração, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador (a): Prof. Dr. José Kennedy Lopes Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4779
Aparece nas coleções:DAA/VHA. Trabalhos de Conclusão de Curso

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