Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Cleudomir Martins-
dc.date.accessioned2016-03-12T02:55:36Z-
dc.date.available2016-03-12T02:55:36Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMACIEL, Cleudomir . 2015, 75 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/479-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profª. Ms. Fernando Sérgio Barbosa.pt_BR
dc.description.abstractA incidência de acidentes pode ocorrer em qualquer faixa etária, principalmente na infância, o que requer uma atenção redobrada, sendo que muitos deles ocorrem no ambiente escolar onde as crianças passam uma grande parte de seu tempo. Diante disso saber como prevenir e agir frente a eventuais acidentes é indispensável. Este estudo tem como objetivo verificar o nível de conhecimento dos professores de uma escola de ensino fundamental do município de Ariquemes, em relação aos acidentes e situações de emergência mais comuns com crianças ocorridos nas escolas. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, de caráter quantitativo, teve o intuito de identificar quantas ocorrências envolvendo acidentes e emergências clínicas ocorridas nas escolas no ano de 2014. Depois de realizado esse levantamento, os dados foram separados por faixa etária, número de ocorrências em cada mês do ano, sexo das vítimas e tipos de ocorrências (emergências clínicas, corte seguido de hemorragia, desmaio, fratura, trauma e crise epilética, convulsiva). Por meio desses dados, foi possível identificar qual escola municipal teve o maior índice de ocorrências. Partindo dessa constatação decidiu-se realizar nessa instituição a segunda etapa da pesquisa que partiu de uma abordagem qualitativa. Os participantes foram todos os professores, de ambos os sexos, atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental. Para realização desta etapa foram aplicados questionários com perguntas com possibilidade de respostas abertas e fechadas. Em todo o ano, foram registradas 154 ocorrências nas escolas, com o maior número sendo registrado no mês de agosto, seguido pelos meses de junho e novembro. Para realização dessa etapa foi solicitado ao Corpo de Bombeiros e SAMU os dados de todas as ocorrências registradas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Venancio (renatinha_gvd@hotmail.com) on 2016-02-10T23:48:14Z No. of bitstreams: 1 MACIEL, Cleudomir M..pdf: 1055060 bytes, checksum: da2e1ed8628e317bad4915d5c013835d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2016-03-12T02:49:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MACIEL, Cleudomir M..pdf: 1055060 bytes, checksum: da2e1ed8628e317bad4915d5c013835d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-12T02:55:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MACIEL, Cleudomir M..pdf: 1055060 bytes, checksum: da2e1ed8628e317bad4915d5c013835d (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectAcidentes - escolapt_BR
dc.subjectPrimeiros socorros - escolapt_BR
dc.titleConhecimento dos professores de séries iniciais de escola pública do município de Ariquemes-RO a respeito dos primeiros socorrospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACIEL, Cleudomir M..pdfLeitura de dados1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.