Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4834
Título: Produções cientificas acerca do transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática no repositório institucional
Autor(es): Teixeira, Elizete Jacinto
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Produções Científicas
Repositório Institucional
Universidade
Data do documento: 2023
Citação: Teixeira, Elizete Jacinto. Produções cientificas acerca do transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática no repositório institucional. 2023. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este trabalho tem como tema as produções científicas acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Apresenta como ponto de partida o seguinte problema de pesquisa: de que modo o processo de inclusão de alunos com TEA tem sido abordado nas produções científicas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)? Como objetivo central propõe-se analisar as temáticas abordadas em produções científicas quanto ao processo de inclusão de alunos com TEA presentes no repositório institucional. O tema é relevante, pois articula o processo de inclusão de alunos com TEA e o papel da universidade em contribuir com estudos que favorecem o conhecimento para o ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, emprega a revisão sistemática baseada em estudos que utiliza uma metodologia padrão para encontrar, avaliar e interpretar estudos relevantes. A partir das etapas desenvolvidas para busca, foram selecionadas 20 pesquisas para análise em 6 categorias a saber: a) descrição bibliométrica das pesquisas e abordagens temática relacionadas: b) à literatura, c) à reflexões teóricas quanto ao processo de aprendizagem do aluno com TEA, d) à educação básica, e) à inclusão na educação superior, f) em áreas afins e suas contribuições na educação. Como principais resultados e discussão apresenta que: o aumento crescente no diagnóstico do TEA requer maior investimento na formação dos professores, carência de pesquisas relacionadas ao tema, principalmente, daquelas que apresentam análise de estratégias e práticas desenvolvidas na classe comum para promover a aprendizagem do aluno com TEA. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo da inclusão do aluno com TEA, que a pesquisa ofereça uma contribuição para o entendimento de que a inclusão é crucial e necessária, e que a universidade favorece a pesquisa e divulgação do conhecimento para que isso seja possível.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4834
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ELIZETE FINAL -REPOSITORIO.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.