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dc.contributor.authorSantana, Luiz Soares de-
dc.date.accessioned2023-10-24T00:00:34Z-
dc.date.available2023-10-24T00:00:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSantana, Luiz Soares de. Percepções de docentes sobre o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na classe comum. 2023. 55 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4837-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na classe comum. A questão principal da investigação: quais são as percepções de docentes do ensino fundamental sobre o processo de inclusão de alunos com TEA na classe comum de uma escola municipal da cidade de Ariquemes? Tem como objetivo geral compreender as percepções destes professores em relação à inclusão de alunos com TEA em suas turmas de ensino fundamental. Os objetivos específicos deste trabalho são: caracterizar a perspectiva da educação inclusiva; conceituar o aluno com TEA; entender o papel do professor na perspectiva inclusiva; analisar as percepções dos professores sobre o processo de inclusão do aluno com TEA na classe comum. Essa questão é relevante porque a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na classe regular de ensino é garantia do seu direito à educação, além de trazer melhorias significativas em sua socialização, tanto na escola quanto em casa. Quanto método, esta pesquisa tem natureza aplicada, sua abordagem é qualitativa, seus objetivos são descritivos e explicativos. Por fim, quanto aos procedimentos técnicos foi realizada a pesquisa de levantamento. Para coleta de dados foi utilizada a entrevista, tendo como participantes 7 professores do ensino fundamental, que foi interpretado por meio da análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão: a) perfil dos participantes: três professores informaram que tiveram em sua formação inicial disciplina que contemplasse a inclusão do aluno com TEA e quatro que não houve e que foi por meio da formação continuada que possuem essa oportunidade de capacitação sobre o tema; b) percepções sobre o aluno com TEA na classe comum: todas as professoras já tiveram em sua turma um aluno com TEA e disseram que conheceram as necessidades dos alunos por meio das atividades e das observações, e que já tiveram em algum momento dificuldade de desenvolver alguma atividade em sala. c) percepções sobre o planejamento e a prática pedagógica: a maioria dos docentes (5) afirmou que fez pequenas adaptações nas atividades buscando contemplar os alunos com TEA, e todas informaram manter o mesmo conteúdo para que todos possam aprender juntos. Os professores afirmaram que essas alterações no plano de aula foram se adaptando gradualmente às atividades, conforme as necessidades dos alunos com TEA. Compreende-se que os professores participantes relataram ter dificuldades em incluir o aluno do ensino fundamental com TEA na classe comum; identificaram falta de empenho do poder público com políticas voltadas de forma mais efetiva na questão da inclusão da criança com TEApt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luiz de Santana (luizsoaresdesantana@gmail.com) on 2023-10-23T22:34:27Z No. of bitstreams: 1 TCC LUIZ SANTANA (2023) .pdf: 861947 bytes, checksum: 38af99dbf5a26c721fbe25b3ed4fe33a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2023-10-24T00:00:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC LUIZ SANTANA (2023) .pdf: 861947 bytes, checksum: 38af99dbf5a26c721fbe25b3ed4fe33a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-24T00:00:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC LUIZ SANTANA (2023) .pdf: 861947 bytes, checksum: 38af99dbf5a26c721fbe25b3ed4fe33a (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titlePercepções de docentes sobre o processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista na classe comumpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The theme of this study is the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the ordinary classroom. The main research question is: what are the perceptions of elementary school teachers about the process of including students with ASD in the ordinary classroom of a municipal school in the city of Ariquemes? Its general objective is to understand the perceptions of these teachers in relation to the inclusion of students with ASD in their elementary school classes. The specific objectives of this work are: to characterize the perspective of inclusive education; to conceptualize the student with ASD; to understand the role of the teacher in the inclusive perspective; to analyze the teachers' perceptions of the process of including the student with ASD in the common class. This issue is relevant because the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the regular classroom is a guarantee of their right to education, as well as bringing significant improvements in their socialization, both at school and at home. In terms of method, this research is of an applied nature, its approach is qualitative, and its objectives are descriptive and explanatory. Finally, in terms of technical procedures, survey research was carried out. Interviews were used to collect data, with seven elementary school teachers taking part, which was interpreted using content analysis.The main results and discussion are as follows: a) profile of the participants: three teachers said that their initial training included a subject on the inclusion of students with ASD and four said that it did not and that it was through continuing training that they had this opportunity to learn about the subject; b) perceptions of students with ASD in the ordinary classroom: all the teachers had already had a student with ASD in their class and said that they got to know the students' needs through activities and observations, and that they had at some point found it difficult to develop an activity in the classroom. c) Perceptions about planning and pedagogical practice: the majority of teachers (5) said that they made small adaptations to the activities in order to cater for students with ASD, and all said that they kept the same content so that everyone could learn together. The teachers said that these changes to the lesson plan were gradually adapted to the activities, according to the cognitive demands of the students with ASD. It is understood that the participating teachers reported having difficulties in including elementary school students with ASD in the ordinary classroom; they identified a lack of commitment on the part of the public authorities with policies aimed more effectively at including children with ASD.pt_BR
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