Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4841
Título: Responsabilidade civil e o aumento de demandas indenizatórias por danos morais no estado democrático de direito: uma análise das decisões do poder judiciário de Rondônia
Autor(es): Costa, Alana Flávia Gomes da
Palavras-chave: Responsabilidade civil
Danos morais
Indenização
Rondônia
Data do documento: 2023
Citação: COSTA, Alana Flávia Gomes da. Responsabilidade civil e o aumento de demandas indenizatórias por danos morais no estado democrático de direito: uma análise das decisões do poder judiciário de Rondônia. 2023. 75 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A presente monografia busca analisar o fenômeno do aumento das demandas indenizatórias por danos morais no contexto do Estado Democrático de Direito, fazendo também uma análise do cenário do poder judiciário de Rondônia. A pesquisa se deu partindo de uma revisão da literatura jurídica e de dados estatísticos relevantes. Este estudo explora as possíveis razões por trás desse crescimento exponencial, as implicações sociais e jurídicas desse fenômeno e as medidas necessárias para lidar com ele de forma eficaz, preservando os princípios democráticos e garantindo a justiça e a equidade. Quanto aos resultados identificados, incluem-se uma maior conscientização dos direitos individuais, a influência das redes sociais e dos meios de comunicação. As implicações sociais e jurídicas deste fenômeno abrangem desde a sobrecarga do sistema judiciário até a banalização do instituto do dano moral.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4841
Aparece nas coleções:Direito (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia versão com ata - Alana Flávia Gomes da Costa (1).pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.