Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4859
Título: Análise sobre a utilização da inteligência artificial no processo judicial eletrônico e a efetividade da garantia constitucional ao acesso à justiça
Autor(es): Oliveira, Brunno Pinheiro Batista de
Palavras-chave: Inteligência artificial
Acesso à justiça
Processo judicial eletrônico
Data do documento: 2023
Citação: OLIVEIRA. Brunno Pinheiro Batista de. Análise sobre a utilização da inteligência artificial no processo judicial eletrônico e a efetividade da garantia constitucional ao acesso à justiça. 2023. 80 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A inteligência artificial pode desempenhar um papel importante na modernização do sistema jurídico, mas é essencial garantir que ela seja usada de maneira ética e responsável, de modo a preservar os direitos fundamentais relacionados ao acesso à justiça. Mediante isso, o presente estudo tem como objetivo compreender se a aplicação de mecanismos de inteligência artificial no processo judicial eletrônico efetiva o direito ao acesso à justiça. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico, qualtitativa e indutiva. Inicialmente, será abordado o contexto histórico e a evolução da tecnologia até o ponto em que estamos, onde a IA encontra-se presente nas mais variadas relações humanas e não humanas. Por conseguinte, traça-se um paralelo entre a aplicação da IA no ordenamento jurídico brasileiro, observado o direito fundamental de acesso à justiça, assim como no processo eletrônico. Os resultados da pesquisa indicam que o direito de acesso à justiça não se limita apenas ao acesso aos tribunais, mas compreende o acesso a um sistema de justiça devidamente organizado, e esse acesso deve ser assegurado por meio de instrumentos processuais capazes de efetivamente realizar os direitos dos indivíduos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4859
Aparece nas coleções:Direito (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - BRUNNO PINHEIRO versão final.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.