Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSantos, Josué Pereira dos-
dc.date.accessioned2023-10-24T23:49:08Z-
dc.date.available2023-10-24T23:49:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSantos, Josué Pereira dos. O papel da sala de recurso multifuncionais no processo de inclusão de estudante com transtorno do espectro autista. 2023. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4864-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema o papel da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) no processo de inclusão de estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A questão principal da investigação foi: qual o papel da SRM no processo de inclusão do aluno com TEA de uma escola municipal de Ariquemes? Teve por objetivo central compreender o papel da SRM no processo de inclusão do estudante com TEA de uma escola municipal de Ariquemes. Essa questão é relevante porque a SRM é um serviço educacional especializado que oferece apoio e suporte à inclusão dos alunos na classe comum. Para tanto, emprega como método a pesquisa de levantamento, em uma escola municipal tendo como participante uma professora especialista em educação especial e atuante em uma SRM. Para coleta de dados foi utilizado a entrevista e registros fotográficos, interpretados por meio da análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão: a) perfil da participante: a professora é pedagoga e especialista em educação especial com experiência profissional de 12 anos como professora; b) percepções da professora especialista: destacou que atende 48 alunos na SRM sendo 34 com TEA, e que este alto número de alunos é dificultador para desenvolver as atividades com os alunos e auxiliar os professoras; c) evidências de suporte e apoio ao processo de inclusão do estudante com TEA: a SRM é organizada com recursos diferenciados para oferecer atividades adaptadas às necessidades do aluno, porém a professora afirma que não tem profissional na SRM o suficiente para atender todos os alunos. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo da educação inclusiva a fim de que haja melhorias significativas quanto ao projeto pedagógico da escola e o trabalho conjunto entre os professores da classe comum e a professora da SRM.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josue Pereira dos Santos (josue84008703@gmail.com) on 2023-10-23T23:04:25Z No. of bitstreams: 1 TCC_JOSU_SANTOS_2023_18.10.2023_word 23.10.2023.pdf: 1318574 bytes, checksum: e352fc7f4405a8af87d65ac0f883cbdd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2023-10-24T23:49:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_JOSU_SANTOS_2023_18.10.2023_word 23.10.2023.pdf: 1318574 bytes, checksum: e352fc7f4405a8af87d65ac0f883cbdd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-24T23:49:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_JOSU_SANTOS_2023_18.10.2023_word 23.10.2023.pdf: 1318574 bytes, checksum: e352fc7f4405a8af87d65ac0f883cbdd (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectSala de Recursos Multifuncionaispt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectProfessora especialistapt_BR
dc.titleO papel da sala de recurso multifuncionais no processo de inclusão de estudante com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The theme of this study is the role of the Multifunctional Resource Room (MRO) in the process of including a student with Autism Spectrum Disorder (ASD). The main research question was: what is the role of the MRO in the process of including students with ASD in a municipal school in Ariquemes? Its main objective was to understand the role of the MTR in the inclusion process of students with ASD at a municipal school in Ariquemes. This question is relevant because the SRM is a specialized educational service that offers support for the inclusion of students in the ordinary classroom. To this end, the study used survey research in a municipal school, with the participation of a teacher specializing in special education and working in an SRM. Interviews and photographic records were used to collect the data, which was interpreted using content analysis. The main results and discussion are: a) profile of the participant: the teacher is a pedagogue and specialist in special education with 12 years' professional experience as a teacher; b) perceptions of the specialist teacher: she highlighted that she attends to 48 students in the SRM, 34 of whom have ASD, and that this high number of students is a hindrance to developing activities with the students and assisting the teachers; c) evidence of support and backing for the inclusion process of the student with ASD: the SRM is organized with differentiated resources to offer activities adapted to the student's needs, but the teacher states that she does not have enough professionals in the SRM to attend to all the students. We hope to make a contribution to the field of inclusive education so that there can be significant improvements in the school's pedagogical project and the joint work between the teachers of the ordinary class and the teacher of the MTR.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JOSU_SANTOS_2023_18.10.2023_word 23.10.2023.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.