Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4872
Título: Gestor público e político na Câmara Municipal de Guajará-Mirim: competências administrativas edílicas na década de 2020
Autor(es): Costa, Keury Urquieta
Palavras-chave: Vereador
Gestão Pública e Política
Gestão Municipal
Atos Públicos
Administração Pública
Data do documento: 2023
Citação: COSTA, Keury Urquieta. Gestor público e político na Câmara Municipal de Guajará-Mirim: competências administrativas edílicas na década de 2020. 2023. 340 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as competências funcionais de Vereador no Município de Guajará-Mirim, sob o prisma da gestão pública e política na administração pública e o reconhecimento do conhecimento científico das Ciências de Administração em vista às atividades inerentes destas competências funcionais na Câmara Municipal de Guajará-Mirim nos anos de 2010 a 2019. Deste modo, podem-se observar os impactos ocasionados pela análise científica de processos parlamentares de uma instituição governamental municipal com impactos diretos à população local e regional. A análise foi realizada sob o prisma da Teoria do Reconhecimento, com ênfase nas ideias de Axel Honneth, em que através de marketing, a valorização de identidades de figuras públicas da gestão municipal e o princípio administrativo do acesso à informação e à transparência pública. Em face às proposições parlamentares e os atos públicos realizados pela administração pública em que emerge da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e da Carta Magna que delega a vereança a representantes eleitos. Nesta propositura técnico-científica, pode-se observar que as tendências normativas prestam espólio informativo volitivo, comumente de redes jornalísticas, outrossim, sob o eixo do controle social. O agente político tem seu assento como fiscal municipal da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, delegado pelo município, através do povo inscrito na zona eleitoral circunscrita ao município, apesar de que sua competência funcional em harmonia dos poderes públicos torna-se cerceada quando não há oficialização do reconhecimento de suas atribuições frente ao interesse público.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4872
Aparece nas coleções:DACA/GM. Graduação em Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DACA-CGM-UNIR - Monografia Keury Urquieta da Costa (69984193203).pdf8,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.