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dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorThemontes, Carla Fernanda-
dc.date.accessioned2023-10-30T22:36:00Z-
dc.date.available2023-10-30T22:36:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationThemontes, Carla Fernanda. O ensino da história e cultura afro-brasileira e as estratégias de leitura na alfabetização em uma escola de Ariquemes / RO. 2023. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4897-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profª. Dra. Cátia Franciele Sanfelice de Paula.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo tratar da literatura na alfabetização e as questões da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro- Brasileira no processo de alfabetização. A questão principal de investigação foi: de que maneira o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e as Estratégias de Leitura podem colaborar no processo de alfabetização? A relevância desta questão se desenrolou em torno da experiência enquanto acadêmica, na qual foi possível ter acesso à existência da Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da cultura Afro-Brasileira, bem como a Lei 14.532/2023, que versa sobre o racismo, ressaltando que outrora não tivera com tanta clareza ao longo de minha trajetória escolar na educação básica. Para a realização da pesquisa, foi utilizado um questionário com 10 perguntas orientadoras, aplicado à equipe docente em uma escola municipal de ensino fundamental no município de Ariquemes -RO. Para tanto, fazer-se possível uma análise fundamentada foi necessária a pesquisa bibliográfica, que tem como ponto de partida a leitura, a interpretação de livros, artigos, monografias, sites e outros documentos que permeiam esse processo. Desse modo, como decorrência, ficou evidenciado que a escola não possui estratégias de leitura para o ensino da História Cultura Afro-Brasileira na educação, especificamente na alfabetização, e que também não incentivam a aplicação de conteúdos tendo como tema a cultura afro-brasileira com base nos resultados dessa pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carla Themontes (carlathemontes.24@gmail.com) on 2023-10-30T14:11:33Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA.pdf: 694857 bytes, checksum: 978b90c4303cace96cc23537c1570553 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2023-10-30T22:36:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA.pdf: 694857 bytes, checksum: 978b90c4303cace96cc23537c1570553 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-30T22:36:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA.pdf: 694857 bytes, checksum: 978b90c4303cace96cc23537c1570553 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.subjectLei nº 10.639/2003pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLei 14.532/2023pt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleO ensino da história e cultura afro-brasileira e as estratégias de leitura na alfabetização em uma escola de Ariquemes / ROpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This Course Completion Work (TCC) aims to address literature in literacy and the issues of mandatory teaching of Afro-Brazilian History and Culture in the literacy process. The main research question was: how can the Teaching of Afro-Brazilian History and Culture and Reading Strategies collaborate in the literacy process? The relevance of this question unfolded around the experience as an academic, in which it was possible to have access to the existence of Law nº 10.639/2003, which makes the teaching of Afro-Brazilian culture mandatory, as well as Law 14.532/2023, which deals with racism, emphasizing that I had not had such clarity in the past throughout my school career in basic education. To carry out the research, a questionnaire with 10 guiding questions was used, applied to the teaching staff in a municipal elementary school in the municipality of Ariquemes-RO. Therefore, to make a reasoned analysis possible, bibliographical research was necessary, which has as its starting point the reading and interpretation of books, articles, monographs, websites and other documents that permeate this process. Thus, as a result, it became evident that the school does not have reading strategies for teaching Afro-Brazilian History and Culture in education, specifically in literacy, and that they also do not encourage the application of contents having Afro-Brazilian culture as a theme with based on the results of this survey.pt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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MONOGRAFIA.pdf1 CARLA FERNANDA THEMONTES O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA DE ARIQUEMES/RO678,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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