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dc.contributor.authorFernandes, Keise Raiane Franco-
dc.date.accessioned2023-10-31T16:07:52Z-
dc.date.available2023-10-31T16:07:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFERNANDES, Keise Raiane Franco. Espaços participativos na gestão universitária. 2023. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4906-
dc.description.abstractA presente pesquisa analisa ocorrências do processo de participação social na gestão da Universidade Pública no Brasil, a partir do exame de documentos, de publicações voltadas para o tema e da legislação relacionada. Apoiada em procedimentos metodológicos que combinam Revisão de Literatura e Análise de Conteúdo foi possível identificar a existência de categorias que contribuem para a construção de ambientes participativos na gestão universitária - Formação, Participação Externa, Eleições, Equidade - e fatores desfavoráveis à criação ou manutenção desses ambientes participativos - Baixa Adesão à Participação, Concentração de Poder, Formalismo sem Prática, Pouca Difusão das Informações. Esses achados, junto às práticas encontradas em um Conselho Universitário de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, foram comparados sob a perspectiva da teoria da Escada da Participação Cidadã, de ARNSTEIN (1969). Os resultados da pesquisa indicaram que há uma lacuna entre o que a literatura aponta como condições necessárias à participação e a realidade, com ênfase em LAVALLE (2011) e BITENCOURT e PASE (2019) por isso, não se verifica efetividade da participação social na gestão universitária, ainda que prevista oficialmente. Como contribuição para superação do problema, foi materializada uma cartilha intitulada ‘Cartilha da Participação Cidadã’, que tem o intuito de informar e munir os indivíduos do conhecimento indispensável sobre a possibilidade da sua inserção nos espaços de poder, assim como orienta os tomadores de decisão sobre ações para viabilizar o acesso da comunidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tatiane Picoreli (tatiane.picoreli@unir.br) on 2023-10-27T22:28:24Z No. of bitstreams: 1 ESPAÇOS PARTICIPATIVOS NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA.pdf: 2087734 bytes, checksum: 1b4c1330fc08ead82f8a7dd094403fce (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-10-31T16:07:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ESPAÇOS PARTICIPATIVOS NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA.pdf: 2087734 bytes, checksum: 1b4c1330fc08ead82f8a7dd094403fce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-31T16:07:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESPAÇOS PARTICIPATIVOS NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA.pdf: 2087734 bytes, checksum: 1b4c1330fc08ead82f8a7dd094403fce (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectUniversidade públicapt_BR
dc.titleEspaços participativos na gestão universitáriapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2The present research analyzes occurrences of the process of social participation in the management of the Public University in Brazil, from the examination of documents, publications focused on the theme and related legislation. Supported by methodological procedures that combine Literature Review and Content Analysis, it was possible to identify the existence of categories that contribute to the construction of participatory environments in university management - Training, External Participation, Elections, Equity - and unfavorable factors to the creation or maintenance of these environments participatory - Low Adherence to Participation, Concentration of Power, Formalism without Practice, Little Diffusion of Information. These findings, along with the practices found in a University Board of Directors of a Higher Education Institution, were compared from the perspective of the theory of the Ladder of Citizen Participation, by ARNSTEIN (1969). The research results indicated that there is a gap between what the literature points out as necessary conditions for participation and reality, with emphasis on LAVALLE (2011) and BITENCOURT and PASE (2019), therefore, there is no effectiveness of social participation in management university, even if officially foreseen. As a contribution to overcoming the problem, a booklet entitled 'Citizen Participation Booklet' was materialized, which aims to inform and provide individuals with indispensable knowledge about the possibility of their insertion in spaces of power, as well as guiding decision makers on actions to facilitate community access.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

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