Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPeres, Valcélia Sampaio-
dc.date.accessioned2023-11-01T17:23:59Z-
dc.date.available2023-11-01T17:23:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPERES, Valcélia Sampaio. Poética beradeira de Elizeu Braga na obra Mormaço: resistência e decolonialidade. 2023. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4912-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de aspectos decoloniais e traços de resistência que circundam a produção literária do rondoniense Elizeu Braga, a partir de seis poemas da obra Mormaço, publicada em 2016: “mormaço”, “parente”, “tenho tribo”, “o trem”, “homem boi” e “alma palavra”. A “poética beradeira” do autor é resultado de sua vivência, luta e combatividade junto à paisagem amazônica, repercutindo numa aguçada consciência histórica e política, que gera um movimento de “resistência poética” presente em sua obra, versando contra os mais diversos tipos de negações e exploração impostos ao espaço, ao povo e às culturas amazônicas. A relevância científica deste trabalho se inscreve na análise de uma poética fundada na quebra do paradigma da função histórica da literatura, apresentando uma possibilidade de reinvenção e de mudança pelo campo poético epistemológico. Para o desenvolvimento do presente estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica. Neste contexto, o trabalho suscitou diálogos entre a poética estudada, os estudos pós-coloniais e decoloniais, a partir da abordagem teórico-analítica trazida por Aimé Césaire (1978), Aníbal Quijano (2002; 2005), Enrique Dussel (1993), Walter Mignolo (2008) e Edward Said (2011); nos estudos sobre literaturas de resistência e a função social do autor, dialoga-se com Alfredo Bosi (2002; 2012) e Mikhail Bakhtin (2006); sobre identidade e cultura amazônica, buscou-se o apoio teórico de Zilá Bernd (2003), João de Jesus Paz Loureiro (2015) e Márcio Souza (2021); sobre performance, a análise foi alicerçada nos estudos de Paul Zumthor (1993; 1997; 2018) e Renato Cohen (2002), entre outros. Identificou-se que o projeto literário de Braga estende suas estratégias para além da escrita, envolvendo opções como a performance - quando usa o corpo e a voz para comunicar as vozes que falam na poesia - e a cartonagem, quando produz sua obra a partir de materiais reciclados, \de material, apoio à causa ambiental e apoio financeiro direto aos sujeitos da coleta, ações que retratam o pensamento e opções decoloniais. Desse modo, a escrita de Braga se inscreve como um fazer poético e epistemológico decolonial, na medida em que denuncia, expõe, propõe mudanças e se aproxima das chamadas epistemologias do Sul, aqui embasadas nos estudos de Boaventura Souza Santos (2021), imprimindo sentido social e transformador através do conhecimento produzido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valcélia Peres (valperes1972@gmail.com) on 2023-11-01T15:53:38Z No. of bitstreams: 1 VALCÉLIA S PERES. DISSERTAÇÃO MESTRADO FINAL.pdf: 1358941 bytes, checksum: e568698c7d0b5652a41cee6f81aa1475 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-11-01T17:23:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VALCÉLIA S PERES. DISSERTAÇÃO MESTRADO FINAL.pdf: 1358941 bytes, checksum: e568698c7d0b5652a41cee6f81aa1475 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-01T17:23:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VALCÉLIA S PERES. DISSERTAÇÃO MESTRADO FINAL.pdf: 1358941 bytes, checksum: e568698c7d0b5652a41cee6f81aa1475 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectElizeu Bragapt_BR
dc.titlePoética beradeira de Elizeu Braga na obra Mormaço: resistência e decolonialidadept_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2This research deals with decolonial aspects and traces of resistance surroundind the Rondonian Elizeu Braga’s literary production, based on six poems from the work Mormaço, published in 2016: “mormaço”, “parente”, “tenho Tribo”, “o trem”, “homem boi” e “alma palavra”. The author's "beradeira poetics" results from his experience, struggle and combativeness with the Amazonian landscape, reverberating in a sharp historical and political conscience, which generates a movement of "poetic resistance" present in his work, dealing against the most diverse types of denials and exploitation imposed on space, people and Amazonian cultures. The scientific relevance of this work is inscribed in the analysis of a poetics based on breaking the paradigm of the literature historical function, presenting a possibility of reinvention and change through the epistemological poetic field. For the development of the present study, bibliographical research was used. In this context, the work raised dialogues between the studied poetics, postcolonial and decolonial studies, from the theoretical-analytical approach brought by Aimé Césaire (1978), Aníbal Quijano (2005; 2002), Enrique Dussel (1993), Walter Mignolo (2008) and Edward Said (2011); in studies on literatures of resistance and the author's social function, dialogue with Alfredo Bosi (2002; 2012) and Mikhail Bakhtin (2006); on Amazonian identity and culture, theoretical support was sought from Zilá Bernd (2003), João de Jesus Paz Loureiro (2015) and Márcio Souza (2021); regarding performance, the analysis was based on studies by Paul Zumthor (1993; 1997; 2018) and Renato Cohen (2002), among others. It was identified that Braga's literary project extends its strategies beyond writing, involving options such as performance - when he uses the body and voice to communicate the voices that speak in poetry - and cartonage, when he produces his work from recycled materials, provided by garbage collectors, carrying out a cyclical process of material reuse, support for the environmental cause and direct financial support to the collectors subject, actions that portray decolonial thinking and options. In this way, Braga's writing is inscribed as a decolonial poetic and epistemological work, insofar as it denounces, exposes, proposes changes and approaches the so-called South epistemologies, here based on the studies of Boaventura Souza Santos (2021), imprinting social and transformative meaning through the knowledge produced by the decolonialized authorpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALCÉLIA S PERES. DISSERTAÇÃO MESTRADO FINAL.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.