Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4919
Título: Análise fonomorfológica do léxico da libras relacionados ao campo semântico da história e da língua portuguesa
Autor(es): Pontes, Anna Jamilly Santos Martins
Palavras-chave: Fonomorfologia
Comutação
SignWriting
Libras
Data do documento: 2023
Citação: PONTES, Anna Jamilly Santos Martins. Análise fonomorfológica do léxico da libras relacionados ao campo semântico da história e da língua portuguesa. 2023. 101. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: A pesquisa tem por objetivo realizar uma análise fonomorfológica na Libras, utilizando para descrição a técnica de comutação, para a realização da grafia dos sinais foi usada uma das escritas da língua de sinais, neste caso o SignWriting para demonstrar essa equivalência. O direcionamento linguístico foi realizado por descrição de como são produzidos os sinais, ao serem grafados em SignWriting, se é visível essa modificação da Libras, assim como na Língua Portuguesa. Para as discussões teóricas e desenvolvimento do corpo do texto buscou-se realizar momentos com vieses diferenciados. Para relacionar a área da Libras com a história da língua de sinais, recorremos a Frydrych (2013) e Quadros e Karnopp (2004), para a fonética da Libras aboiamo-nos em Karnopp (1999), Ferreira (2010), para a Morfologia contamos com Quadros e Karnopp (2004), Quadros (2019), para a realização do referencial teórico que trata sobre o uso e grafia do SignWriting resgatamos os estudos de Stumpf (2005) Barreto e Barreto (2015), Carneiro (2017) e Nascimento (2018), para a comutação, Saussure (2006), Souza e Crestani (2017) e Guérios (2010). A construção do corpus buscou abordar a história da língua de sinais, Fonologia e Morfologia da Libras, Comutação e Escrita da língua de sinais. A metodologia da pesquisa tem natureza básica, de princípio descritivo e abordagem qualitativa, enquanto o procedimento é uma pesquisa documental por realizar análise em informações que não tiveram nenhuma verificação científica. Para verificação se ocorre a modificação ao realizar a grafia, foi selecionado o campo de História com os sinais de Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, no campo de Língua Portuguesa dividido em dois grupos: (1) Morfológico com os sinais: Morfema, derivação, flexão e radical e (2) Morfossintático: Adjetivo, advérbio, substantivo e verbo, totalizando doze sinais. Após o registro apresentado procedemos a análise fonológica e fonomorfológica dos sinais em SignWriting e a identificação morfológica dos grupos. Como resultado identificou-se que nos sinais ao serem descritos é possível a identificação dos morfemas, nos quais os grupos selecionados apresentam morfemas presos. No campo semântico História e Língua Portuguesa (Gramática), os morfemas se tornam presos, pois de forma isolada não formam um sinal, nessa regra eles são sufixais. No campo semântico Língua Portuguesa (Morfologia), o morfema base é livre, pois sozinho tem significado e o sufixo é um morfema preso.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4919
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anna Jamilly Santos Martins Pontes.pdf5,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.