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dc.contributor.authorNascimento, Emileni de Souza-
dc.date.accessioned2023-11-10T13:39:40Z-
dc.date.available2023-11-10T13:39:40Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Emileni de Souza. Aprendendo com os bebês: o percurso formativo de uma estudante de Pedagogia que escolheu o berçário como um espaço de aprendizagem. 2023. 102 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4932-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo identificar as práticas pedagógicas que orientam o trabalho dos professores que atuam no berçário e o modo como os bebês vivenciam essa experiência no berçário municipal de Ouro Preto do Oeste/RO. Além disso, também procuramos identificar o significado do berçário para a equipe que atua diretamente com os bebês como uma forma de identificar os pressupostos teóricos que influenciam na construção do ato pedagógico dos sujeitos. Também fizemos um estudo sobre a oferta de vagas para os bebês e possível ampliação. A fundamentação teórica é pautada em alguns marcos legais educacionais Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil/RCNEI (Brasil, 1998), Referencial Curricular de Rondônia para Educação Infantil/RCRO (2020), Lei de Diretrizes e Bases da Educação/LDB (Brasil,1996), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil – DCNEI (Brasil, 2010), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018). Os principais autores consultados foram Barbosa e Fochi (2015) Falk (2011), Fochi (2013; 2019), Macedo (2015), Norberg (2013) Pedroza; Luz (2022), Rosemberg (2015), Soares (2017). A metodologia que orientou a pesquisa foi o estudo de caso (Gil, 2002) e os sujeitos que colaboraram para a realização do estudo de campo foram doze bebês, quatro professoras, duas auxiliares, uma gestora escolar que trabalhavam na escola pesquisada e uma coordenadora do departamento de educação infantil municipal. Os instrumentos utilizados para obtenção das informações foi a observação participante, pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. A análise das informações geradas nas entrevistas seguiu a proposta de Núcleos de Significação (Aguiar & Ozella, 2006). Durante o período da observação foi possível identificar o quanto o espaço do berçário mobiliza aprendizagens diversas aos bebês, além de reconhecer a potencialidade formativa que essa convivência com os bebês, colaborou para a minha formação profissional. Após a análise das entrevistas da gestora e coordenadora da Educação Infantil do município foi possível identificar dois núcleos de significação: a) Berçário como lugar de cuidado e segurança para o filho da mãe trabalhadora e b) Berçário como lugar de Direito do bebê. Como resultado pudemos observar que a gestora transitou entre local de direito do bebê e local de segurança para a mãe trabalhadora, e por outro lado a coordenadora destacou a ideia de acolhimento para o filho da mãe trabalhadora, o que reafirma que o berçário ainda é muito visto com o objetivo de ser um espaço que as mães podem deixar os filhos enquanto trabalham. Após analisar a entrevista de todas as professoras e auxiliares foi possível identificar dois núcleos de significação: a) Bebê como sujeito passivo e dependente do adulto e b) Bebê como sujeito ativo, autônomo e protagonista da aprendizagem. Como resultado, estes núcleos demonstraram que a equipe escolar precisa repensar sobre o significado de bebê, tendo em vista que sete das oito entrevistadas definiram bebê no sentido de sujeito passivo e totalmente dependente do adulto. Com a observação participante, percebeu-se um espaço amplo, mas que precisa de algumas adequações, notou-se um trabalho pedagógico baseado nos marcos legais, principalmente da Base Nacional Comum Curricular/BNCC (Brasil 2018), além disso percebemos que os cuidados são realizados de forma rápida o que dificulta a construção de vínculos. Porém os bebês brincavam e se movimentam livremente e as docentes e as auxiliares executam o papel de observadoras. A vivência com os bebês associado ao estudo teórico do componente curricular Educação com bebês possibilitou que eu aprendesse com os bebês o quanto eles são sujeitos ativos, autônomos e colaborativos dos adultos. Além disso, os resultados dessa experiência apontam a necessidade do aumento de oferta de vagas para o berçário. Por fim, ficou evidente também a necessidade de formação continuada específica para o berçário. Em ambas as necessidades destacadas anteriormente, ficou claro que o município já está se organizando, quanto a expansão de atendimento e formação continuada com olhar para especificidades das turmas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Emileni Nascimento (emileni9999@gmail.com) on 2023-11-10T03:10:34Z No. of bitstreams: 1 TCC EMILENI..pdf: 2373569 bytes, checksum: d14024c33e08ff27ec72e7152ba3dc8c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2023-11-10T13:39:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC EMILENI..pdf: 2373569 bytes, checksum: d14024c33e08ff27ec72e7152ba3dc8c (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBebêpt_BR
dc.subjectBerçáriopt_BR
dc.subjectEducação com bebêspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleAprendendo com os bebês: o percurso formativo de uma estudante de Pedagogia que escolheu o berçário como um espaço de aprendizagempt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2The present research aims to identify the pedagogical practices that guide the work of teachers who work in the nursery and the way in which babies experience this experience in the municipal nursery of Ouro Preto do Oeste/RO. Furthermore, we also sought to identify the meaning of the nursery for the team that works directly with the babies as a way of identifying the theoretical assumptions that influence the construction of the subjects' pedagogical act. We also carried out a study on the availability of places for babies and possible expansion. The theoretical foundation is based on some educational legal frameworks National Curricular Reference for Early Childhood Education/RCNEI (Brazil, 1998), Rondônia Curricular Reference for Early Childhood Education/RCRO (2020), Law of Guidelines and Bases of Education/LDB (Brazil, 1996 ), National Curricular Guidelines for Early Childhood Education – DCNEI (Brazil, 2010), National Common Curricular Base - BNCC (Brazil, 2018). The main authors consulted were Barbosa and Fochi (2015) Falk (2011), Fochi (2013; 2019), Macedo (2015), Norberg (2013) Pedroza; Luz (2022), Rosemberg (2015), Soares (2017). The methodology that guided the research was the case study (Gil, 2002) and the subjects who collaborated in carrying out the field study were twelve babies, four teachers, two assistants, a school manager who worked at the researched school and a coordinator of the municipal early childhood education department. The instruments used to obtain information were participant observation, documentary research and semi-structured interviews. The analysis of the information generated in the interviews followed the Meaning Cores proposal (Aguiar & Ozella, 2006). During the observation period, it was possible to identify how much the nursery space mobilizes diverse learning for babies, in addition to recognizing the formative potential that this coexistence with babies contributed to my professional training. After analyzing the interviews with the municipality's Early Childhood Education manager and coordinator, it was possible to identify two centers of meaning: a) Nursery as a place of care and safety for the working mother's child and b) Nursery as a place of right for the baby. As a result, we were able to observe that the manager moved between the baby's rightful place and the place of safety for the working mother, and on the other hand, the coordinator highlighted the idea of welcoming the working mother's child, which reaffirms that the nursery is still very seen with the aim of being a space where mothers can leave their children while they work. After analyzing the interview of all teachers and assistants auxiliaries, it was possible to identify two cores of meaning: a) Baby as a passive subject and dependent on the adult and b) Baby as an active, autonomous subject and protagonist of learning. As a result, these groups demonstrated that the school team needs to rethink the meaning of baby, considering that seven of the eight interviewees defined baby in the sense of a passive subject and totally dependent on the adult. With participant observation, we noticed a large space, but it needs some adjustments, we noticed pedagogical work based on legal frameworks, mainly from the National Common Curricular Base/BNCC (Brazil 2018), in addition we realized that care is carried out quickly, which makes it difficult to build bonds. However, the babies played and moved freely and the teachers and assistants played the role of observers. The experience with babies associated with the theoretical study of the curricular component Education with Babies allowed me to learn from babies how much they are active, autonomous and collaborative subjects of adults. Furthermore, the results of this experience point to the need to increase the number of places available in the nursery. Finally, the need for continued training specific to the nursery was also evident. In both needs highlighted previously, it was clear that the municipality is already organizing itself, regarding the expansion of service and continued training with a view to the specificities of the classes.pt_BR
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