Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cassia Marcelino da-
dc.date.accessioned2023-11-13T17:11:42Z-
dc.date.available2023-11-13T17:11:42Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4936-
dc.description.abstractO acesso, a permanência e o sucesso na educação superior são permeados por muitas adversidades, no que tange ao cotidiano de algumas acadêmicas, incluindo: dificuldades sociais, financeiras, falta de apoio e tempo para dedicação aos estudos e equipamentos como computadores e notebooks. Essas questões foram pontuadas por meio das narrativas de cinco acadêmicas, considerando suas trajetórias na Universidade Federal de Rondônia Campus Rolim de Moura. A partir disso, questiona- se: Quais são os problemas sociais e econômicos vivenciados pelas acadêmicas e aquela que são mães? ainda analisar, como a oferta dos auxílios podem contribuir para o acesso e a permanência das acadêmicas? Para este estudo utilizou-se da metodologia da História Oral, caracterizada como um conjunto de procedimentos tendo como objetivo o entendimento das narrativas em função de memórias, experiências, comportamentos e perspectivas de uma pessoa ou grupo. Além disso, para compreensão e analises foram utilizados os estudos dos seguintes autores: Barros (2005), Bourdieu (1982), Lima (2023) Palma Filho (2005) Saviani (2010) e Zago (2006). Tendo como base os escritos desses teóricos elencou-se as categorias: acesso e permanência influenciada pelas questões de ordem pessoal, fatores socioeconômico, identitário, matrimonial, maternal e por fim, as políticas públicas. A priori, entende -se que as acadêmicas que detém recursos e apoio tem seu caminho de sucesso garantido, em contraste aquelas que não possuem tais condições. Para essas a disponibilidade de auxílios é fundamental para a continuidade dos estudos das acadêmicas, sendo crucial e significativo para minimização de evasão e a promoção do ensino superior.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by CASSIA SILVA (cassiamarcelino.rm@gmail.com) on 2023-10-19T21:14:31Z No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CASSIA MARCELINO DA SILVA VERSÃO FINAL-1.pdf: 1127103 bytes, checksum: bfdce49be7ef229d14b3883782349eb7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2023-11-13T17:11:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CASSIA MARCELINO DA SILVA VERSÃO FINAL-1.pdf: 1127103 bytes, checksum: bfdce49be7ef229d14b3883782349eb7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-13T17:11:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CASSIA MARCELINO DA SILVA VERSÃO FINAL-1.pdf: 1127103 bytes, checksum: bfdce49be7ef229d14b3883782349eb7 (MD5) Previous issue date: 2023-10-19en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectAcessopt_BR
dc.titleAuxílios estudantis: mecanismos sociais da permanência na universidadept_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CASSIA MARCELINO DA SILVA VERSÃO FINAL-1.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.