Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4938
Título: Produção de biomassa de capim mombaça em função da correção do solo e adubação de manutenção com macro e micronutrientes
Autor(es): Dambrós, Larissa Lima
Palavras-chave: Manejo
Adubos minerais
Nutrientes
Forragem
Data do documento: 19-Out-2023
Resumo: Tendo em vista a necessidade de nutrientes adequados para o bom desenvolvimento das pastagens e considerando que o capim mombaça é uma forrageira exigente, requerendo solos de média a alta fertilidade. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a produção de biomassa verde e seca da parte aérea, número de perfilhos e proteína bruta de Panicum maximum cv. mombaça, onde está sendo cultivada em função da correção do solo e adubação de manutenção com macro e micronutrientes no sul da Amazônia Ocidental. O experimento foi conduzido na área Experimental da Fundação Universidade Federal de Rondônia, no município de Castanheiras - RO. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com arranjo em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas dos tratamentos manejo de correção e adubação foram constituídas por: Testemunha (controle sem nenhum manejo, foi apenas preparado o solo com gradagem intermediária); Calagem; Calagem + Gessagem; Calagem + Adubação Nitrogenada (N); Calagem + Super Fosfato Simples (SS); Calagem + Fosfato Monoamônico (MAP); Calagem + Fosfato Reativo Natural (FN); Calagem + Fosfato Monoamônico (MAP) + Adubação Nitrogenada (N) + Adubação Potássica (K); Calagem + Super Fosfato Simples (SS) + Adubação Nitrogenada (N) + Adubação Potássica (K); Calagem + Adubação Potássica (K); Calagem + Gessagem + Super Fosfato Simples (SS) + Adubação Nitrogenada (N) + Adubação Potássica (K); Calagem + Gessagem + Fosfato Reativo Natural (FN) + Adubação Nitrogenada (N) + Adubação Potássica (K) e Calagem + Gessagem + Fosfato Monoamônico (MAP) + Adubação Nitrogenada (N) + Adubação Potássica (K). As sub parcelas foram compostas com a presença e ausência dos micronutrientes, boro (B), zinco (Zn) e cobre (Cu), com quatro repetições cada. As características agronômicas avaliadas foram referentes a número de perfilhos, biomassa verde da parte aérea, biomassa seca da parte aérea e proteína bruta da forrageira. Após a implantação dos manejos conclui-se que os tratamentos constituídos com os micronutrientes, boro, zinco e cobre aumenta o número de perfilhos e biomassa verde e seca do capim mombaça. Sendo necessário a correção e adubação do solo, pois a falta deste fator retarda o ciclo de desenvolvimento das plantas, tornando-a com baixa capacidade produtiva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4938
Aparece nas coleções:Agronomia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_-_Larissa.pdf683,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.