Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Melissa Vitória Codinhoto-
dc.date.accessioned2023-11-13T18:38:14Z-
dc.date.available2023-11-13T18:38:14Z-
dc.date.issued2023-10-19-
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4939-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve origem na observação de como a morte é frequentemente silenciada e evitada na sociedade, apesar de ser uma certeza na vida de todos. O objetivo principal foi investigar a presença da temática da morte na formação docente, com foco no curso de Pedagogia. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa envolveu a análise das percepções e experiências dos graduandos em relação ao luto, bem como suas atitudes e abordagens em relação à morte. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo que incluiu a coleta de informações por meio de um questionário online aplicado com estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura – RO, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso. Os resultados revelaram que quase metade dos participantes enfrentou perdas significativas durante o curso, destacando a importância de reconhecer o luto como uma experiência comum durante a formação docente. Além disso, a pesquisa identificou uma variedade de reações emocionais ao luto, como tristeza, vazio, choque e tranquilidade. Em relação à percepção e abordagem da morte, muitos participantes expressaram medo de perder entes queridos, e demonstram não se sentirem desconfortáveis ao falar sobre a morte. No entanto, foram identificadas várias razões para evitar discutir o tema, incluindo tristeza, dor, tabus culturais e medo de atrair eventos fatais. Quanto à formação docente, a pesquisa evidenciou a falta de discussões sobre a morte no currículo do curso de Pedagogia. A maioria dos participantes reconheceu a importância de abordar a morte na formação, indicando uma demanda por cursos de formação sobre como lidar com a temática da morte na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Melissa Oliveira (melissavitoriacodinhoto1@gmail.com) on 2023-10-20T00:59:47Z No. of bitstreams: 1 TCC FINAL MELISSA -2023.pdf: 1022957 bytes, checksum: 333ed3cb1eb18be2e0b109dd8b4c771d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2023-11-13T18:38:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC FINAL MELISSA -2023.pdf: 1022957 bytes, checksum: 333ed3cb1eb18be2e0b109dd8b4c771d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-13T18:38:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC FINAL MELISSA -2023.pdf: 1022957 bytes, checksum: 333ed3cb1eb18be2e0b109dd8b4c771d (MD5) Previous issue date: 2023-10-19en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.titleA temática da morte na formação inicial de professores: um olhar para o curso de pedagogiapt_BR
dc.typemonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL MELISSA -2023.pdf998,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.