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Título: Elaboração de recursos didáticos adaptados para o processo de inclusão de alunos surdos na classe comum
Autor(es): Santos, Eliane da Silva Gama
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Educação Bilíngue
Aluno surdo
Recurso Didáticos
Classe comum
Data do documento: 2023
Citação: Santos, Eliane da Silva Gama. Elaboração de recursos didáticos adaptados para o processo de inclusão de alunos surdos na classe comum . 2023. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema o processo de inclusão de alunos surdos na classe comum da Educação Básica. Este estudo faz Projeto de Extensão e de Pesquisa intitulado “LIBRAS em todas as mãos: espaço de formação e de divulgação da Língua Brasileira de Sinais” junto ao Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação Inclusiva e Acessibilidade Pedagógica da Amazônia (GPAM) aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com o parecer de nº 5.439.410. Neste projeto foi elaborado e publicado o “Guia de Orientações Didáticas: acessibilidade pedagógica para estudantes surdos” (PRAIS, 2022). Apresenta como objetivo central deste trabalho consiste em apresentar recursos pedagógicos adaptados voltados ao processo de inclusão de alunos surdos na classe comum. A questão principal da investigação é: De que modo o uso de um Guia de Orientações Didáticas para acessibilidade pedagógica a estudantes surdos pode auxiliar na elaboração de recursos didáticos adaptados? Para tanto, emprega no método a pesquisa de desenvolvimento conforme Matta, Silva e Boaventura (2014) organizada em quatro etapas a saber: a) Diagnóstico situacional, b) Revisão de literatura, c) Desenvolvimento do produto, d) Avaliações dos juízes. Como principais resultados, foram elaborados 12 recursos didáticos adaptados considerando os conteúdos de cores primárias e secundárias para a turma de pré I, de alfabeto e nome para a turma de 1º ano, de adição para a turma de 3º ano, e de fotossíntese para a turma de 5º ano. Entende-se que os recursos didáticos adaptados evidenciaram o uso de experiências visuais aos alunos, o registro dos sinais em Libras e legenda em datilologia e Língua Portuguesa, possibilita apoio ao ensino bilíngue, identifica o trabalho colaborativo entre professor, intérprete e instrutora surda, e destacam possibilidade de utilização de recursos de baixo custo. Espera-se oferecer uma contribuição ao campo da educação e que os materiais elaborados possam servir como incentivo para novas pesquisas científicas e práticas sobre o tema, oportunizando o processo de inclusão de alunos surdos.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia – Campus Ariquemes, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Sob a orientação da Profa. Dra. Jacqueline Lidiane de Souza Prais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4968
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

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