Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4972
Título: Contribuições para a gestão de obras públicas de uma secretaria estadual da região norte do país, à luz dos princípios de gerenciamento de projetos
Autor(es): Silva, Felipe Alexandre Souza da
Palavras-chave: Gerenciamento de projetos
Public Works
Project management
Bidding Law
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, Felipe Alexandre Souza da. Contribuições para a gestão de obras públicas de uma secretaria estadual da região norte do país, à luz dos princípios de gerenciamento de projetos. 2023. 217 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2023.
Resumo: Este trabalho buscou analisar as práticas adotadas por uma Secretaria Estadual para a realização de obras públicas sob a ótica dos princípios contidos nas metodologias de gerenciamento de projetos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com aplicação de três diferentes instrumentos de coleta de dados, elaborados de acordo com as etapas do processo de contratação de obras públicas: fase de desenvolvimento de estudos iniciais e projetos de engenharia e arquitetura; fase de elaboração do projeto básico e fase de fiscalização contratual. A pesquisa contou com a participação de 64 respondentes de um grupo de 70 colaboradores e os resultados indicaram que boa parte das práticas estão de alguma forma inseridas nos processos do órgão, mas precisam de maior desenvolvimento para serem consideradas plenamente implementadas e favorecerem um maior índice de sucesso dos projetos públicos desenvolvidos na organização. Dentre os fatores que contribuem para que haja alguma adesão aos princípios de gestão de projetos, destacam-se os instrumentos exigidos pela Lei de Licitações e que contribuem para uma boa gestão contratual, como estudos iniciais, controle de cronograma, projetos detalhados e realização de recebimento de serviços de forma criteriosa. Alguns pontos de melhoria foram identificados na Secretaria, como o excesso de contratos para serem fiscalizados pelos servidores disponíveis, o que pode prejudicar a qualidade do trabalho e impactar indiretamente a obra, além da necessidade de um melhor controle do descarte de resíduos sólidos, maior número de inspeções das obras, melhoria da gestão de riscos e a disseminação do uso do BIM no desenvolvimento de projetos. Por fim, foi elaborado um produto técnico tecnológico, que consiste em uma cartilha orientativa intitulada “Práticas recomendadas de gerenciamento de projetos para obras públicas”, que visa orientar gestores e técnicos na implementação de métodos de trabalho alinhados com as recomendações dos guias de gerenciamento de projetos e, dessa forma, contribuir com estes empreendimentos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4972
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.