Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4985
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | LOMBARDI, Valquíria dos Santos Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T18:40:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-11T18:40:34Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4985 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo alguns estudiosos, é um transtorno do neurodesenvolvimento infantil, que o afeta em diversas áreas do seu desenvolvimento incluindo: Comunicação e interação social, podendo apresentar também, comportamentos padrão, interesses restritos e repetitivos, assim como, sensibilidades sensoriais. O transtorno é complexo e suas implicações podem diversificar de acordo com a seriedade dos sintomas. Para atenuar a intensidade do transtorno no cotidiano dos pequenos, nota-se que a música é uma excelente alternativa para promover o avanço no desenvolvimento integral da criança, sobretudo, no processo educacional. Nesse sentido, a presente pesquisa descreve as impressões de profissionais da educação da Cidade de Rolim de Moura, reveladas a nós, a partir de um questionário elaborado especificamente para discutir assuntos relacionados à utilização da música, durante práticas pedagógicas na Educação Infantil, com crianças no TEA. Buscamos, explorar os impactos positivos da música para o desenvolvimento cognitivo, social e aprendizagem na Educação Infantil. Para realizar nossa pesquisa, foi estipulado um prazo de 5 a 10 dias, para que as participantes pudessem responder ao formulário, todas atuam na rede pública de educação na Cidade de Rolim de Moura-RO. Ressaltamos que dentre as 8 participantes que contribuíram valiosamente com suas percepções e experiências, duas delas desempenham o papel de cuidadoras. As análises e discussões dos resultados foram realizadas individualmente para cada uma das questões. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by valquíria Lombardi (nba_rm@hotmail.com) on 2023-10-22T00:31:12Z No. of bitstreams: 1 SONS, MELODIAS, SENTIMENTOS E APRENDIZAGENS.4 - Cópia.pdf: 587556 bytes, checksum: e3037fc964eb8fd2829ea5fa308de84b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2023-12-11T18:40:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SONS, MELODIAS, SENTIMENTOS E APRENDIZAGENS.4 - Cópia.pdf: 587556 bytes, checksum: e3037fc964eb8fd2829ea5fa308de84b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-11T18:40:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SONS, MELODIAS, SENTIMENTOS E APRENDIZAGENS.4 - Cópia.pdf: 587556 bytes, checksum: e3037fc964eb8fd2829ea5fa308de84b (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | Infantil | pt_BR |
dc.title | Sons, melodias, sentimentos e aprendizagens: as contribuições da música para o desenvolvimento de crianças no TEA na educação infantil. | pt_BR |
dc.type | monografia | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Autistic Spectrum Disorder (ATE) is a neurodevelopmental disorder that affects children in several areas of their development, including: communication and social interaction, and may also exhibit standard behaviors, restricted and repetitive interests, as well as sensory sensitivities. The disorder is complex and its implications can vary according to the severity of symptoms. To attenuate the intensity of the disorder in the daily life of the small, it is noted that music is an excellent alternative to promote the advance in the integral development of the child, above all, in the educational process. In this sense, the present research describes the impressions of education professionals from the City of Rolim de Moura revealed to us, from a questionnaire drawn up specifically to discuss subjects related to the use of music, during pedagogical practices in children's education with children at TEA. We seek, explore the positive impacts of music on cognitive, social and learning development in early childhood education. To carry out our research, a period of 5 to 10 days was stipulated, so that the participants could respond to the form, they all work in the public education network in the City of Rolim de Moura-RO. Among the 8 participants who contributed valuable insights and experiences, two of them play the role of caregivers. Analyzes and discussions of the results were carried out individually for each of the issues. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Monografias) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SONS, MELODIAS, SENTIMENTOS E APRENDIZAGENS.4 - Cópia.pdf | Sons, melodias, sentimentos e aprendizagens: as contribuições da música para o desenvolvimento de crianças no TEA na educação infantil. | 573,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.