Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4997
Título: Descendo nas águas do Rio Madeira: um estudo sobre os ribeirinhos amazônicos caiarienses e o uso dos pronomes tu/você em sua fala
Autor(es): Cordeiro, Josimar Maciel
Palavras-chave: Variação linguística
Português ribeirinho
Comportamento sintático
Leitura arbitrária
Data do documento: 2023
Citação: CORDEIRO, Josimar Maciel. Descendo nas águas do Rio Madeira: um estudo sobre os ribeirinhos amazônicos caiarienses e o uso dos pronomes tu/você em sua fala. 2023. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a realização dos pronomes de segunda pessoa tu/você que estão em variação no português falado na comunidade Caiari (Humaitá/AM). A fim de compreendermos o processo de alternância dessas variantes, pretende-se observar aspectos do comportamento sintático e semântico dessas formas pronominais, sobretudo aqueles relacionados à concordância verbal, à natureza da sentença (declarativa/interrogativa) e às leituras genéricas e específicas. Para a constituição do corpus, adotamos alguns pressupostos teóricos da variação e mudança linguística a partir dos estudos de Weinreich, Labov e Herzog (1968), Labov (2008) e Meillet (1924). Para a composição da amostra, foram entrevistados 18 moradores da comunidade, considerando sua faixa etária (18 a 39 anos e 40 a 80 anos), seu sexo (masculino e feminino) e sua escolaridade (não escolarizado, Ensino Fundamental, Ensino Médio). Utilizamos o software ELAN (Eudico Linguistic Annotator) para transcrever todos os áudios gravados, a fim de proceder com a análise linguística. No que diz respeito à análise, consideramos sobretudo trabalhos sobre a variação tu/você desenvolvidos nas diversas regiões do Brasil, a saber: Sudeste (MODESTO, 2006), Centro-Oeste (DIAS, 2017), Nordeste (GUIMARÃES, 2014), Sul (FRANCESCHINI, 2011) e Norte (MARTINS, 2010; NOGUEIRA, 2021). A partir dos resultados, confirmamos nossa hipótese inicial de que, em termos semânticos, o pronome você é mais favorecido nos contextos de referencialidade genérica, ao passo que a forma tu, embora varie entre genérico e específico, favorece o último. Em relação à entonação, o uso do tu é favorecido nas sentenças interrogativas e o você nas exclamativas. Quanto ao comportamento sintático, mostramos que, pelo fato de tu ocorrer com o verbo na terceira pessoa, assumimos que essa comunidade apresenta o subsistema você/tu sem concordância tal como apresentado em Nogueira (2021).
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4997
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final - Josimar.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.