Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5010
Título: Crédito rural e o processo de pecuarização bovina no município de São Francisco do Guaporé: ano base – 2000 e 2010.
Autor(es): Silva, Emylly Cristina Veiga
Palavras-chave: Crédito Rural
Pecuária
São Francisco do Guaporé
Data do documento: 22-Dez-2022
Citação: SILVA, Emylly Cristina Veiga. Crédito rural e o processo de pecuarização bovina no município de São Francisco do Guaporé: ano base – 2000 e 2010.42 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental), Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2022.
Resumo: O crédito rural exerceu um importante papel para o crescimento da produção agropecuária em Rondônia ao fomentar a economia local no período dos Projetos Integrados de Colonização nas décadas de 1970 e 1980. Nas décadas seguintes, em especial a partir do ano de 2000, o crescimento do segmento agropecuário no Estado de Rondônia se concretizou, levando a região ser destaque na produção de pecuária bovina do país. Todavia, esse crescimento da atividade pecuária em 2000 e 2010, também teve suas raízes na política de crédito rural do governo federal, levando os pequenos produtores rurais a caminharem nesta mesma tendência lógica de produção pecuária nesse período? Utilizou-se de um corte espacial (2000 a 2010), para analisar o possível processo de “pecuarização”, conduzida pelo governo federal, através do incentivo ao setor agropecuário brasileiro pelas vias do crédito rural no município de São Francisco do Guaporé, pertencente à microrregião de Guajará-Mirim. Objetivando analisar a hipótese do processo de “pecuarização bovina” no município de São Francisco do Guaporé, microrregião de Guajará-Mirim, elaborou-se o seguinte objetivo geral, buscou-se analisar a política de crédito rural do governo federal no município de São Francisco do Guaporé, microrregião de Guajará-Mirim, Estado de Rondônia, relativo aos anos de 2000 e 2010, visando identificar o possível processo de “pecuarização” bovina na região por estímulo institucional da política de crédito rural concedidos ao setor rural, na modalidade “pequeno produtor familiar”, através das demonstrações financeiras e dos quantitativos de contratos firmados, conforme o Anuário Estatístico do Crédito Rural, versão 2000 e 2010, do Banco Central do Brasil. O método científico adotado foi o hipotético-dedutivo e as fontes de dados principais foram os Anuários Estatísticos do Crédito Rural, do Banco Central do Brasil, para os anos de 2000 e 2010. A organização, formatação e tabulação dos dados foram feitos nas plataformas da Microsoft, Word e Excel. Com base nos resultados obtidos pela pesquisa ficou evidenciado o processo de “pecuarização” bovina no município de São Francisco do Guaporé por incentivo da política de crédito rural do governo federal. A fundamentação teórica da presente pesquisa foi estruturada na temática do crédito rural como estratégia para o desenvolvimento rural. Com base nos resultados encontrados pela pesquisa ficou evidenciado que no município de São Francisco do Guaporé, houve um processo de pecuarização da atividade bovina, através do incentivo da política de crédito rural concedida aos produtores rurais familiares, onde observou-se que o município apresenta um forte estímulo ao setor pecuário.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5010
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia final.pdf3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.