Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5018
Título: Caracterização química do heteropolissacarídeo péptico extraído da farinha do mesocarpo de babaçu.
Autor(es): Liviz, Cleber do Amaral Mafessoni
Palavras-chave: Fruto Amazônico;
Attalea speciosa;
Heteropolissacarídeo;
Carboidrato;
Pectina;
Inovação tecnológica.
Data do documento: 6-Mai-2022
Citação: LIVIZ, C. A. M. Caracterização química do heteropolissacarídeo péptico extraído da farinha do mesocarpo de babaçu. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestre em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação da Professora Dra. Gabrieli Oliveira Folador.
Resumo: O fruto do babaçu tem potencialidade tecnológica nas indústrias química, de cosméticos e alimentícias. As partes da composição do fruto de babaçu têm sido empregadas para elaboração de produtos, tais como farinhas e óleo. A farinha do mesocarpo de babaçu (FMB) é um produto composto basicamente por amido, fibras. Sais minerais, vitaminas, taninos e proteínas. As pectinas são compostas por uma cadeia polissacarídeos estruturalmente heterogêneos amplamente distribuídos na parede celular primária e na lamela média dos vegetais. Comercialmente são extraídas de várias matrizes vegetais, porém pesquisas com novas fontes de pectinas são cada vez mais importantes para a indústria, elucidando aspectos tecnológicos e/ou estruturais de substâncias pécticas não usuais, possibilitando a descoberta de pectinas com propriedades estruturais distintas e por consequência, diferentes aplicações no desenvolvimento dos alimentos. Neste sentido a farinha do mesocarpo de babaçu (FMB), produzida a partir do fruto da região amazônica, rica em carboidratos torna-se uma matériaprima instigante para extração deste composto. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo geral extrair e caracterizar o material extraído da FMB. Foi aplicada uma extração ácida utilizando a FMB, como matéria prima. Foi verificado seu rendimento. Da amostra extraída foram realizadas as análises de umidade, pH e cinzas, avaliada a qualidade titulométrica, a composição química por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e a caracterização estrutural por microscopia de luz polarizada. Com os resultados foi possível observar um bom rendimento de extração 24,13%. O material apresentou 6,5% de umidade, pH de 2,77 e 0,90% de cinzas. Em relação à qualidade titulométrica, os parâmetros foram compatíveis com valores relatados na literatura para pectinas de alto teor de metoxilação. Ao avaliar a caracterização da composição química do material extraído da FMB por RMN, pode-se observar por meio dos espectros 1H e 13C RMN três regiões distintas: a região carboxílica, a região anomérica e a região metílica, que são regiões características de material péctico. No entanto, percebeu-se que poderia estar presente na estrutura mais de um monossacarídeo, já que tanto a glicose quanto a galactose são epímeros. Suposição essa, confirmada com as imagens da microscopia de luz polarizada, onde foi possível notar a formação de cruz de malta, característica de polissacarídeo amiláceo. Ao final, entende-se que o material extraído da FBM se caracteriza como um heteropolissacarídeo péctico e que mais estudos precisam ser realizados para avaliar suas características reológicas e tecnológicas.
Descrição: Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestre em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação da Professora Dra. Gabrieli Oliveira Folador.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5018
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Agroecossistemas Amazônicos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterização química do heteropolissacarídeo péptico extraído da farinha do mesocarpo de babaçu.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.