Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5021
Título: Fertilidade e dinâmica da matéria orgânica em solo cultivado com Robustas Amazônicos, em distintos sistemas de produção.
Autor(es): Morandi, Eliana Ruiz
Palavras-chave: Fertirrigação;
Sequeiro;
Lixiviação;
Carbono orgânico.
Data do documento: 13-Jun-2022
Citação: MORANDI, E. R. Fertilidade e dinâmica da matéria orgânica em solo cultivado com Robustas Amazônicos, em distintos sistemas de produção. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestra em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação da Professora Dra. Elaine A. Delarmelinda.
Resumo: O Brasil é o maior produtor e exportador de Café, um produto chave para a economia global, pois é reconhecida como a segunda commodity mais valiosa no mundo. A obtenção de elevadas produtividades é dependente do status de fertilidade e sistemas de manejo adotados. Apesar da relevância destas informações, a dinâmica de nutrientes em solos cultivados com Coffea canephora no estado de Rondônia ainda é pouca conhecida. Para atender essa demanda, objetivou-se avaliar a influência do sistema de cultivo do cafeeiro na fertilidade do solo e conteúdo de matéria orgânica. O experimento foi realizado no município de Rolim de Moura - Rondônia, Amazônia Ocidental, em lavouras propagadas por estaca com 7 anos de idade, conduzido em delineamento blocos ao caso, em esquema de parcelas subdivididas com três sistemas de produção (irrigado, fertirrigado e sequeiro) nas parcelas principais, e diferentes profundidades nas subparcelas. Dos parâmetros avaliados, observou-se maiores valores de pH em superfície nos três sistemas de produção, o que pode estar relacionado à calagem, realizada em superfície e ao baixo poder de neutralização em profundidade. Os níveis de Ca2+ e Mg2+ foram influenciados pelo tratamento sistema fertirrigado, o qual promoveu maior lixiviação, porém, o mesmo não ocorreu com os elementos P e K+. Houve um decréscimo nos valores de Ca2+, Mg2+, K+, Al3+ + H+, pHágua, areia e silte em profundidade. Não foi observado diferença significativa para carbono orgânico total, particulado e mineral entre os sistemas de produção. O sistema de produção não promoveu diferença no estoque de carbono, de modo que os maiores valores ocorreram na camada de 0-10 cm.
Descrição: Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Agroecossistemas Amazônicos da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como parte das exigências para a obtenção do título de Mestra em Agroecossistemas Amazônicos, sob a orientação da Professora Dra. Elaine A. Delarmelinda.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5021
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Agroecossistemas Amazônicos (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.