Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5028
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira Ribeiro, Meury Adrianne de-
dc.date.accessioned2024-01-05T18:49:40Z-
dc.date.available2024-01-05T18:49:40Z-
dc.date.issued2023-11-05-
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5028-
dc.description.abstractA presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a avaliação da aprendizagem escolar centrada na pedagogia do exame. Dessa forma, os objetivos desse trabalho de maneira geral é investigar a avaliação da aprendizagem em uma sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Rolim de Moura – RO. E de modo específico, identificar quais formas e instrumentos de avaliação existem, além de discutir sobre os possíveis motivos, que levam os docentes a enfatizarem determinada proposta de avaliação em detrimento de outra. Como embasamento teórico utilizou-se Cipriano Luckesi (2011), Jose Carlos Libâneo (1994), Ana Maria Saul (2011), entre outros autores que abordam essa temática. A pesquisa se desenvolve por meio de uma perspectiva exploratória, com uma abordagem qualitativa, método bibliográfico, documental e estudo caso. A pedagogia centrada no exame como é conhecida, tem tido todo um protagonismo quando se refere à avaliação da aprendizagem escolar no Brasil. Nesse contexto, deve-se indagar se os exercícios pedagógicos escolares estão voltados mais para uma pedagogia do ensino e aprendizagem com intuito de melhorar o rendimento escolar dos alunos ou se estão focados na pedagogia centrada no exame. Foi possível concluir que a ênfase excessiva nas avaliações externas, baseada na pedagogia do exame, pode levar a uma cultura de ensino que se concentra exclusivamente nos resultados. Uma avaliação da aprendizagem, pensada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, pode ser equilibrada e justa, levando em conta as necessidades dos alunos e não apenas focando nos resultados de verificação do que foi ensinado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meury Leite (meury-adrianne@hotmail.com) on 2023-12-13T02:36:47Z No. of bitstreams: 1 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E A PEDAGOGIA CENTRADA NO EXAME VERSÃO FINAL.pdf: 36101413 bytes, checksum: e8d159e7cec4b0ff7a40c21dcc51bf8c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2024-01-05T18:49:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E A PEDAGOGIA CENTRADA NO EXAME VERSÃO FINAL.pdf: 36101413 bytes, checksum: e8d159e7cec4b0ff7a40c21dcc51bf8c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-05T18:49:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E A PEDAGOGIA CENTRADA NO EXAME VERSÃO FINAL.pdf: 36101413 bytes, checksum: e8d159e7cec4b0ff7a40c21dcc51bf8c (MD5) Previous issue date: 2023-11-05en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectavaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectpedagogia do exame.pt_BR
dc.subjectmodalidades de avaliaçãopt_BR
dc.subjecteducação emancipatória.pt_BR
dc.titleA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E A PEDAGOGIA CENTRADA NO EXAMEpt_BR
dc.typemonografiapt_BR
dc.description.abstract2This research is a study on the assessment of school learning centered on the pedagogy of the exam. Therefore, the objectives of this work in general are to investigate the assessment of learning in a classroom in the early years of elementary school at a public school in the municipal network of Rolim de Moura – RO. And specifically, identify which forms and instruments of evaluation exist, in addition to discussing the possible reasons that lead teachers to emphasize a certain evaluation proposal to the detriment of another. As a theoretical basis, Cipriano Luckesi, Jose Carlos Libâneo, Ana Maria Saul, among other authors who address this topic, were used. The research is developed through an exploratory perspective, with a qualitative approach, bibliographic, documentary and case study methods. Exam-centered pedagogy, as it is known, has played a leading role when it comes to the assessment of school learning in Brazil. In this context, one must ask whether school pedagogical exercises are focused more on a teaching and learning pedagogy with the aim of improving students' academic performance or whether they are focused on exam-centered pedagogy. It was possible to conclude that excessive emphasis on external assessments, based on exam pedagogy, can lead to a teaching culture that focuses exclusively on results. A learning assessment, designed to improve the teaching and learning process, can be balanced and fair, taking into account the needs of students and not just focusing on the results of verifying what was taught.pt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E A PEDAGOGIA CENTRADA NO EXAME VERSÃO FINAL.pdf35,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.