Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Suruí, Mopidaor | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T18:54:15Z | - |
dc.date.available | 2024-01-08T18:54:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-07 | - |
dc.identifier.citation | SURUÍ, Mopidaor. Colonialidade do saber matemático no currículo de escolas do povo indígena Paiter Suruí. 2023. Dissertação (mestrado em Educação Matemática) - Campus de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5032 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática, sob a orientação do Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objeto de investigação os efeitos do colonialismo na determinação do conjunto de saberes matemáticos que se fazem presentes no currículo das escolas situadas na Terra Indígena Sete de Setembro, do povo indígena Paiter, situada sobre a divisa entre Rondônia e Mato Grosso. Nesse sentido, o tema de pesquisa é a colonialidade do saber, com foco na colonialidade do saber matemático no currículo de escolas do povo indígena Paiter. O povo Paiter tem uma organização clânica, fala uma língua do tronco Tupi, da família Mondé, e estabeleceu contato contínuo com a sociedade não indígena a partir do ano de 1969. No plano educacional, a inserção de escolas nas aldeias a partir dos anos 1980 desencadeou a difusão sistemática de saberes ocidentais entre os Paiter. A formação de professores Paiter em cursos de magistério (Projeto Açaí, a partir de 2000) e de licenciatura intercultural (a partir de 2009) proporcionou condições para uma concepção crítica das especificidades curriculares que devem caracterizar a educação escolar indígena, em superação ao caráter integracionista e colonialista que historicamente marcaram a educação escolar para povos indígenas no Brasil. É nesse contexto que se estabelece nessa pesquisa o seguinte problema de investigação: Como a colonialidade do saber matemático se impõe no atual currículo para as escolas do povo indígena Paiter? Para construir uma resposta a este problema, foram utilizados procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a colonialidade do saber matemático está presente no atual currículo de escolas do povo indígena Paiter. Para atingir o objetivo geral, foram catalogados os saberes matemáticos presentes no atual currículo das escolas do povo indígena Paiter, a partir da análise de diários de classe de matemática, com recorte para turmas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental do ano de 2019. Também foi realizado o mapeamento de saberes matemáticos do povo indígena Paiter em pesquisas acadêmicas já realizadas sobre o tema. A partir de uma análise comparativa, verificaram-se diferenças epistêmicas entre o rol de saberes matemáticos do povo indígena Paiter e o catálogo de saberes matemáticos atualmente prescritos no currículo das escolas do povo Paiter. O predomínio do saber matemático não-paiter no currículo da escola evidencia marcas da colonialidade do saber matemático no currículo das escolas do povo indígena Paiter. Os poucos saberes matemáticos Paiter identificados nos diários de classe são decorrentes da presença de um professor do próprio povo em sala de aula, e não como resultado de um diálogo intercultural existente no currículo prescritivo do sistema educacional. Isso mostra a importância da figura do professor indígena e da formação intercultural de professores indígenas para o enfrentamento e a superação dos efeitos da colonialidade do saber matemático na atual educação escolar do povo Paiter. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mopidaor Surui (mopidaorpaiter@gmail.com) on 2024-01-03T22:10:53Z No. of bitstreams: 1 Dissertao_Mopidaor_Surui.pdf: 23551680 bytes, checksum: 46e0f519966d00c255ecbd045af665c4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-01-08T18:54:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertao_Mopidaor_Surui.pdf: 23551680 bytes, checksum: 46e0f519966d00c255ecbd045af665c4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-08T18:54:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertao_Mopidaor_Surui.pdf: 23551680 bytes, checksum: 46e0f519966d00c255ecbd045af665c4 (MD5) Previous issue date: 2023-08-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
dc.subject | Paiter Suruí | pt_BR |
dc.subject | Indígena | pt_BR |
dc.title | Colonialidade do saber matemático no currículo de escolas do povo indígena Paiter Suruí | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.description.abstract2 | This dissertation aims to investigate the effects of colonialism in determining the set of mathematical knowledge that are present in the curriculum of schools located in the Sete de Setembro Indigenous Land, of the Paiter Suruí indigenous people, located on the border between Rondônia and Mato Grosso, in Brazil. In this sense, the research theme is the coloniality of knowledge, focusing on the coloniality of mathematical knowledge in the curriculum of schools of the Paiter Suruí indigenous people. The Paiter Suruí people have a clan organization, speak a Tupi language, from the Mondé family, and established continuous contact with non-indigenous society from the year 1969 onwards. In terms of education, the insertion of schools in the villages from the 1980s onwards triggered the systematic dissemination of Western knowledge among the Paiter Suruí. The training of teachers in teaching courses (Açaí Project, from 2000) and intercultural teaching (from 2009) provided conditions for a critical conception of the curricular specificities that should characterize indigenous school education, in overcoming the integrationist and colonialism that historically marked school education for indigenous peoples in Brazil. It is in this context that the following investigation problem is established in this research: How does the coloniality of mathematical knowledge impose itself in the current curriculum for the schools of the Paiter Suruí indigenous people? To build an answer to this problem, methodological procedures of bibliographic research and documentary research were used. The general objective of the research was to understand how the coloniality of mathematical knowledge is present in the current curriculum of schools of the Paiter Suruí indigenous people. In order to achieve the general objective, the mathematical knowledge present in the current curriculum of the schools of the Paiter Suruí indigenous people was cataloged, based on the analysis of mathematics class diaries, with a cut for classes from 6th to 9th grade of Elementary School in 2019 The mathematical knowledge of the Paiter Suruí indigenous people was also mapped in academic research already carried out on the subject. Based on a comparative analysis, epistemic differences were verified between the list of mathematical knowledge of the Paiter Suruí indigenous people and the catalog of mathematical knowledge currently prescribed in the curriculum of existing schools in the Sete de Setembro Indigenous Land. The predominance of non-paiter mathematical knowledge in the school curriculum shows marks of the coloniality of mathematical knowledge in the curriculum of schools of the Paiter Suruí indigenous people. The few Paiter mathematical knowledge identified in the class diaries are due to the presence of a teacher from the people in the classroom, and not as a result of an intercultural dialogue existing in the prescriptive curriculum of the educational system. This shows the importance of the figure of the indigenous teacher and the intercultural training of indigenous teachers to face and overcome the effects of the coloniality of mathematical knowledge in the current school education of the Paiter people. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertao_Mopidaor_Surui.pdf | 23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.