Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5036
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBandeira, Nagila da Silva Araújo-
dc.date.accessioned2024-01-09T21:58:35Z-
dc.date.available2024-01-09T21:58:35Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Nagila da Silva Araújo. Uma análise de percepções de pedagogos surdos do estado de Rondônia acerca do processo ensino e aprendizagem da matemática. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5036-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientação da Profª. Drª. Marcia Rosa Uliana e Coorientação da Profª. Drª. Neidimar Vieira Lopes Gonzalespt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de pedagogos Surdos do Estado de Rondônia quanto a matemática e seu processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, no qual utilizamos como instrumentos para a produção/coleta de dados entrevistas no formato videogravação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) com uma perspectiva teórico-metodológica da História Oral, subsidiados em Bogdan e Biklen (1994), Garnica (2008), Gil (2008) e Meihy e Holanda (2013). Participaram da pesquisa quatro pedagogos Surdos formados em instituição de ensino superior do Estado de Rondônia. A pesquisa teve como questão norteadora: como pedagogos Surdos formados em instituições do Estado de Rondônia percebem a matemática e o seu processo de ensino aprendizagem? Os dados foram analisados à luz dos estudos da formação inicial de professores, Educação Matemática e Educação de Surdos, a saber: documentos legais, Quadros (1997), Libâneo (2002), Gatti e Barreto (2009), Strobel (2009), Tardif (2012), Sales (2013) e outros. Como técnica para análise dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Na análise, encontramos evidências de que a jornada educacional dos pedagogos Surdos ocorreu com o aprendizado tardio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com predominância de práticas pedagógicas oralizadas e a ausência de professores de Libras e intérpretes educacionais. No ensino de matemática na educação básica, foram identificadas lacunas e dificuldades, resultando em um processo de in/exclusão, afetando a comunicação e a interação em sala de aula, bem como prejudicando o acesso ao conhecimento matemático. Durante a graduação em Pedagogia, os participantes enfrentaram barreiras pedagógicas, com desafios na didática em sala de aula e professores que não tinham conhecimentos de suas peculiaridades no processo educacional. Embora houvesse componentes curriculares dedicados à matemática, havia insegurança quanto ao conhecimento suficiente para um ensino eficaz. As atividades práticas de matemática eram limitadas ao estágio supervisionado e as abordagens metodológicas tradicionais, sem adaptação, com foco na cópia de conteúdo do quadro. A pesquisa indica que a formação oferecida pode ser considerada insuficiente. O curso de Pedagogia representa a formação inicial do pedagogo Surdo, mas é essencial enfatizar a importância da formação continuada para aprimorar e expandir os conhecimentos ao longo da carreira profissional. Esperamos que estes resultados possam ampliar as discussões e reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem de matemática para alunos surdos, e desencadear mudanças no processo de inclusão de estudantes com deficiência.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Bandeira (nagilabandeira2022@gmail.com) on 2023-12-21T20:04:23Z No. of bitstreams: 1 NAGILA DA SILVA ARAUJO BANDEIRA dissertação (2).pdf: 2160841 bytes, checksum: 6eb96211cbe36c9a8100f132410c711b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2024-01-09T21:58:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NAGILA DA SILVA ARAUJO BANDEIRA dissertação (2).pdf: 2160841 bytes, checksum: 6eb96211cbe36c9a8100f132410c711b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-09T21:58:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NAGILA DA SILVA ARAUJO BANDEIRA dissertação (2).pdf: 2160841 bytes, checksum: 6eb96211cbe36c9a8100f132410c711b (MD5) Previous issue date: 2023-12-21en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação Inicial de Professores;pt_BR
dc.subjectMatemática;pt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva;pt_BR
dc.subjectPedagogos Surdos;pt_BR
dc.subjectPercepções.pt_BR
dc.titleUma análise de percepções de pedagogos surdos do estado de Rondônia acerca do processo ensino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.description.abstract2This research aimed to investigate the perceptions of Deaf pedagogues in the State of Rondônia regarding mathematics and their teaching and learning process. Methodologically, this is a field research of a qualitative nature, in which we used as instruments for the production/collection of data interviews in video recording format in Brazilian Sign Language (Libras) with a theoretical-methodological perspective of Oral History, subsidized by Bogdan and Biklen (1994), Garnica (2008), Gil (2008) and Meihy and Holanda (2013). Four Deaf pedagogues trained in a higher education institution in the State of Rondônia participated in the research. The research had as its guiding question: How do Deaf pedagogues trained in institutions in the State of Rondônia perceive mathematics and its teaching-learning process? The data were analyzed in light of studies on initial teacher training, Mathematics Education and Education of the Deaf: legal documents, Quadros (1997), Libâneo (2002), Gatti and Barreto (2009), Strobel (2009), Tardif (2012), Sales (2013) and others. As a technique for data analysis, we opted for Content Analysis (Bardin, 2011). In the analysis, we found evidence that the educational journey of Deaf pedagogues occurred with the late learning of the Brazilian Sign Language (Libras), with a predominance of oralized pedagogical practices and the absence of Libras teachers and educational interpreters. In teaching mathematics in basic education, gaps and difficulties were identified, resulting in a process of in/exclusion, affecting communication and interaction in the classroom and hindering access to mathematical knowledge. During their Pedagogy degree, the participants faced pedagogical barriers, with challenges in teaching in the classroom, teachers who were unaware of their peculiarities in the educational process. Although there were curricular components dedicated to mathematics, there was uncertainty regarding sufficient knowledge for effective teaching. Practical mathematics activities were limited to the supervised internship and traditional methodological approaches, without adaptation, focused on copying content from the board. Research indicates that the training offered may be considered insufficient. The Pedagogy course represents the initial training of the Deaf Pedagogue, but it is essential to emphasize the importance of continued training to improve and expand knowledge throughout the professional career. We hope that the results of this can expand discussions and reflections on the process of teaching and learning mathematics for deaf students, and trigger changes in the process of inclusion of students with disabilities.pt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAGILA DA SILVA ARAUJO BANDEIRA dissertação (2).pdf2,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.